Nível do rio Canoas continua a subir em Otacílio Costa
Sob decreto de situação de emergência desde semana passada, Otacílio Costa, atravessa uma das piores enchentes dos últimos anos. O prefeito Fabiano Baldessar determinou a equipe da Defesa Civil monitorar o nível dos rios, especialmente do Canoas e do Desquite, que cortam alguns bairros.
Até a manhã desta terça-feira (17), segundo a Defesa Civil 15 famílias permaneciam desabrigadas e acolhidas no salão da Igrejas São José, no bairro Pinheiros e Nossa Senhora de Fátima, no bairro Fátima. Outras 83 famílias desalojadas foram para casas de parentes. “Estamos fazendo tudo ao nosso alcance, mas o nível do rio Canoas continua subindo e a previsão de mais chuvas preocupa”, disse o prefeito.
Pelo monitoramento do rio Canoas, o nível nesta terça-feira estava em 9,48 metros acima do normal. Moradores dos bairros Fátima e Pinheiros, são os mais atingidos pelo crescente nível da água. No interior, há pontos de interdição devido ao transbordamento em locais como Rio dos Novilhos, Areia, Ponte Queimada, Águas Paradas e Ponte do Calili.
O índice de precipitação pluviométrica registrado pela Defesa Civil nas últimas 24 horas foi de 24 milímetros. Como a previsão é de mais chuvas, a tendência é que continue aumentando o nível de transbordamento dos rios.
Fabiano Baldessar pede a população ribeirinha que fique atenta e comunique a Defesa Civil, em qualquer anormalidade causada pelas cheias. É que a situação tende a se agravar ao longo dos próximos dias, mesmo após cessarem às chuvas, tendo em vista o risco de inundação gradual pelo crescente nível do Rio Canoas.