Histórico

Conheça nossa história

O município de Otacílio Costa originou-se da cidade de Lages. A história do município de Otacílio Costa começa pelo primeiro nome Casa Branca, nome dado pela existência de um botequim de propriedade do Sr. Lauro Araújo, que era de madeira e pintado de branco, e localizado no terreno de propriedade do Sr. Luiz Daboite.

            Mais tarde passou a ser conhecido popularmente por Encruzilhada, denominação dada em função da estrada que ligava Otacílio Costa a Curitibanos, onde foi erguido um galpão para o pernoite e descanso dos tropeiros, para o dia seguinte continuarem suas viagens.

            Com a vinda de fazendeiros e aquisição de grandes áreas de terras, a região evolui rapidamente. No entanto, a maioria das terras era de propriedades de Otacílio Vieira da Costa, político militante que atuou na vida pública, desde os 16 anos de idade, onde já se revelava uma verdadeira promessa de grande jornalista e escritor, confirmada com o decorrer do tempo através de uma colaboração de meio século em jornais de sua terra, entrando para política aos 26 anos de idade, foi eleito deputado na Constituinte Estadual.

            Após receber as denominações de Casa Branca e Encruzilhada, a vila passou a sediar o então distrito de Otacílio Costa, criado pelas Leis Municipais de números 180 e 186, respectivamente de 13 de agosto e 27 de setembro de 1958. Essas leis foram posteriormente aprovado pela Lei Número 419 de 28 de julho de 1959, e promulgadas pelo então presidente da Assembléia Legislativa do Estado Deputado Brás Alves. O projeto de criação do distrito foi de autoria do vereador Dorvalino Furtado, pertencente à Câmara de Vereadores de Lages.

Pela Lei Número 6.059 de 10 de maio de 1982 foi criado o município de Otacílio Costa com terras desmembradas do município de Lages.

 

Data de fundação – 10 de maio de 1982.  

Principais atividades econômicas – Extração de madeira e indústria de papel e celulose. 

População – 17.593 habitantes.

Eleitores –  12.570

Localização – Planalto Serrano, na microrregião dos Campos de Lages, a 315km de Florianópolis. 

Área – 924,2km2. 

Clima – Mesotérmico úmido, com temperatura média de 16°C. 

Altitude – 884m acima do nível do mar. 

Cidades próximas – Braço do Trombudo, Agrolândia, Ponte Alta, Palmeira