Alunos da Escola Adilha Matias Faria participam de atividade visando o hábito pela leitura e escrita

Estimular a produção de textos com coerência através do trabalho contextualizado, tendo em vista, o hábito pela leitura e escrita. Trabalhar diferentes tipos de textos de diferentes formas com o fito de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso e significativo. Esses foram os objetivos do projeto Ser Estudante, realizado em meados de agosto, para homenagear os estudantes da Escola Adilha Matias Faria, na comunidade do Fundo do Campo, interior de Otacílio Costa.
O projeto contou com a participação dos alunos do ensino fundamental séries finais.
Conforme a professora de Lingua Portuguesa, Naiani de Quadra da Silva de Jesus, autora da atividade, cada turma ficou responsável em realizar um gênero textual para apresentar aos colegas na sala de aula. A turma do 7° ano um texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), o 9° ano um cordel, 8° ano um poema e o 6° ano um poema concreto.
Segundo ela, é na produção de texto que o aluno pode mostrar sua criatividade, expressar suas ideias e seus sentimentos através da linguagem escrita. “Este momento é muito importante no processo de aprendizagem, por isso é necessário que o professor instigue um trabalho contextualizado, que de sugestões de produção que façam parte da realidade de seus alunos e que não fujam do contexto das aulas. Assim, verifica-se que a atividade proporcionou desenvolver o cognitivo de forma significativa”, disse.
Para Naiani, boa parte da população considerada somente alfabetizada desenvolve apenas a decodificação, isto é, sabem o que está escrito no texto, mas não conseguem entender. “Não há interpretação do que está escrito. Qualquer pessoa pode interpretar um texto, a partir, do momento em que capaz de entender, compreender o que o texto nos traz. Ele entende as entrelinhas, as informações que não estão explicitas no texto e relaciona com sua realidade, com as experiências que já possui. A partir de uma boa interpretação que a criança se torna capaz de fazer uma boa produção de texto”, destacou.
A literatura de cordel tem base na oralidade e tem o poder de desenvolver a inteligência, o senso crítico e a organização das ideias. O objetivo de pensar na importância de ser estudante é buscar no palco da rotina o “ser” aventureiro que vem busca do saber. E nesse cenário mágico o papel do professor é guiar nesse palco os desafios que todo o estudante enfrenta.

Se delicie com o cordel criado pela aluna Fernanda de B. Coelho, do 9° ano, e o texto da aluna Ketlyn Tives de Oliveira, do 7° ano.

Rotina de estudante

Vou contar pra vocês
A rotina bagunçada
Porem, importante,
A de uma estudante.

Acorda logo cedo
E vai arrumar a casa,
Toma café da manhã
E cuida da irmã.

Quando se vê
Já está na hora
De ir pra escola
Então, ela vai se arrumar.

Quando chega lá
Vai ver seus amigos
Fazer piada,
E dar risada.

Quando o sinal toca
Ela vai pra sala
A aula vai começar
Então, todos vão estudar.

Essa estudante
Quer ter um futuro brilhante,
Não gosta de estudar
Mas, sabe que vai precisar.

Oh, menina irritada
Que é essa estudante
Mas, sempre tenta se esforçar
Pra seus sonhos, poder realizar.

Fernanda de B. Coelho – 9º ano.

                            




                                                         

Ser Estudante

Ser estudante é ter a certeza que sou uma peça fundamental no quebra cabeça que é a nossa sociedade.
Faço parte do futuro do desenvolvimento do país, minha geração será responsável pela continuidade do mundo e assim sucessivamente, como os meus antepassados foram, assim que funciona a vida.
A sociedade de hoje está cada vez mais exigente com relação a formação de novos profissionais por este motivo estudo e busco ser melhor a cada dia mesmo com minhas limitações trazendo isso como estímulo para meu dia a dia.
Tenho os melhores professores e gosto de várias disciplinas. Eles me ensinaram que na vida você não pode ficar sentado no sofá esperando que algo caia do céu por descuido, você tem que levantar do sofá e correr atrás dos seus objetivos.

Ketlyn Tives de Oliveira – 7º ano