Ação resultou na poda de árvores e controle de espécies invasoras no Arboreto Municipal

A Prefeitura Municipal de Otacílio Costa, Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, realizou, no início desta semana, dias 1, 2 e 3 de julho, uma importante ação visando a conservação do Arboreto Botânico Municipal ‘José Leonil – Sufa”.

As atividades realizadas consistiram na poda dos espécimes arbóreos cultivados no local e no controle de espécies invasoras, em especial do Ligustrum sinense (Popular Uva-do-Japão). Tais atividades são vitais para a manutenção das condições fitossanitárias do local.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Luiz Fernando Ramos de Souza, o manejo dos espécimes por meio da poda consiste na remoção de galhos doentes, mortos, danificados e/ou em excesso, de forma a mitigar o surgimento de focos de doenças, inibir a proliferação de insetos potencialmente danosos, minimizar o risco de acidentes (queda de galhos) e favorecer a entrada de luz solar e a circulação de ar gerando assim ganhos significativos na saúde e segurança do exemplar e na beleza e a funcionalidade dos espaços onde está localizado.

Já o controle das espécies exóticas invasoras, conforme ele, é crucial para impedir sua proliferação desordenada, a qual pode provocar o desequilíbrio do ecossistema seguido de seu colapso, visto que espécies como a Ligustrum sinenses competem por recursos essenciais como água, luz solar, nutrientes e espaço, com as espécies nativas, provocando sua supressão ou mesmo eliminação e a consequente redução da biodiversidade. A fim de evitar tais riscos fez-se necessária a remoção dos exemplares invasores.