Ações de Prevenção à Dengue são Instituídas em Otacílio Costa no Início de 2025
Em 2024, o mundo enfrentou um aumento significativo nos casos de dengue. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a doença já havia atingido mais de 6,5 milhões de pessoas até novembro, resultando em mais de 5.700 mortes confirmadas. Foi um ano em que a dengue avançou para regiões do Sul e áreas de maior altitude, onde anteriormente os surtos eram raros ou inexistentes.
Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde de Otacílio Costa, em parceria com o Programa da Dengue, intensificará as ações de prevenção ao longo de 2025. Com um cronograma diversificado, estão previstas atividades educativas, incluindo palestras e orientações em escolas, empresas e no comércio local.
O Programa da Dengue conta atualmente com 5 Agentes de Endemias que, diariamente, realizam visitas domiciliares e inspecionam depósitos, reforçando o combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Para prevenir a dengue, é essencial eliminar possíveis focos de reprodução do mosquito. Algumas ações que serão promovidas e incentivadas incluem:
Manter a limpeza e a manutenção de espaços públicos e privados, como escolas, para eliminar criadouros;
Instalar telas de proteção em janelas e portas;
Realizar campanhas de conscientização e eliminação de focos do mosquito;
Usar repelentes regularmente;
Limpar calhas, lajes e áreas de acúmulo de água;
Colocar areia nos pratinhos de plantas;
Manter caixas-d’água, cisternas, reservatórios, tonéis e lixeiras sempre tampados;
Abrigar recipientes e objetos que podem acumular água, como pneus, protegendo-os da chuva.
“Com essas medidas e a participação ativa da população, espera-se um ano produtivo na luta contra a dengue, reduzindo significativamente o risco de novos casos no município”, destacou o secretário municipal de saúde, João Júnior Lopes Velho.