Unidades de saúde de Otacílio Costa realizam testes rápidos para detecção de sífilis e outras doenças

Todas as unidades de saúde de Básica de Otacílio Costa estão realizando os testes rápidos para detecção de sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis.
O resultado sai em instantes, é rápido e prático. Os interessados devem levar um documento de identificação e cartão SUS.
“Os testes rápidos são uma importante ferramenta de diagnóstico e consequente tratamento precoce dessas doenças. A tipologia do exame lembra muito o teste de diabetes e em alguns minutos já é possível ter acesso ao resultado”, explica a enfermeira Elayne Assink Galindo, gestora da UBS Santa Catarina.
Além dos testes rápidos de HIV e sífilis, também são disponibilizados em todas as unidades básicas de saúde (postinhos), de forma gratuita, os testes rápidos de hepatite B e Hepatite C.

Resultado
Todo teste rápido deve ser acompanhado de aconselhamento, que consiste em um diálogo confidencial entre o usuário que procurou fazer o teste e o profissional de saúde, com o objetivo de avaliar as situações de riscos pessoais para as infecções sexualmente transmissíveis e a promoção de comportamentos preventivos. O aconselhamento também procura orientar sobre o resultado do teste, que pode ser reagente (popularmente chamado positivo) ou não reagente (popularmente denominado negativo).
“Há muitas pessoas que ainda desconhecem sua sorologia, então ressaltamos a importância de procurar uma unidade de saúde e fazer o teste, além disto, o tratamento é simples e está disponível na rede municipal de saúde”, completa Elayne.

O que é a sífilis?

A sífilis é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Os primeiros sintomas são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre 7 e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado.

A doença pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem proteção, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou parto. O uso do preservativo em todas as relações sexuais e o correto acompanhamento durante a gravidez são meios mais simples, confiáveis e baratos de se prevenir contra a doença.