Encontros do Programa Hiperdia iniciam neste mês em Otacílio Costa

O Programa Hiperdia, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, terá seu primeiro encontro em 2024 neste mês de abril. A atividade acontece nesta quinta-feira, 18, a partir das 14 horas, no Salão da Igreja Nossa Senhora de Fátima, contemplando os moradores do bairro Fátima.

As pessoas que tiverem interesse basta comparecer até o local portando o cartão do SUS.

Os encontros, que acontecem uma vez por mês em cada bairro do perímetro urbano, contam com palestras, ministradas por profissionais da área referentes aos temas, alimentação saudável, prática de atividade física, controle da pressão arterial, glicemia, dança, entre outras atividades.

Segundo a Enfermeira responsável pela Unidade de Saúde Fátima 2, Greycy Kelly Costa Borges, os participantes dos encontros recebem um cartão para controle e acompanhamento dos sinais vitais, sendo aferida pressão arterial e glicemia no início de cada encontro.  “Além dos cuidados com a saúde, também ofertamos um café saudável ao final dos encontros. Venham passar uma tarde agradável com a gente e aprender mais sobre a sua saúde”, comentou a enfermeira.

O que é o Hiperdia?

O Programa Hiperdia é um programa da estratégia de saúde da família (ESF), oferecido no município de Otacílio Costa, que tem como objetivo realizar um levantamento sobre a condição de saúde do paciente portador de Hipertensão HAS e Diabetes, bem como capacitá-los para que tenham autonomia no autocuidado, sabendo como aferir a pressão, fazer teste glicêmico, e até mesmo sabendo os valores de referência para que assim saibam se suas patologias estão controladas.