Dia D da Campanha Outubro Rosa movimentou as UBSs em Otacílio Costa

De acordo com a enfermeira Édina Muniz Boaventura Figueiredo da Silva, Coordenadora da Atenção Primária a Saúde – APS, no sábado, 19 de outubro, durante o Dia D da Campanha Outubro Rosa, foram realizados 159 exames de preventivo do câncer de mama e do colo do útero nas Unidades Básicas de Otacílio Costa.

Esse número, segundo ela, foi considerado recorde para um único dia no município.

Foram 46 exames realizados na USB Fátima 2, 36 exames realizados na UBS Fátima 1, 34 exames realizados na UBS Santa Catarina, 32 exames realizados na UBS Novo Mundo e 11 exames realizados na UBS Igaras.

A maior procura foi pelo preventivo do câncer do colo do útero

Para o Secretário Municipal de Saúde, João Júnior Lopes Velho, o Dia D do Outubro Rosa foi uma data central para o movimento de conscientização sobre o câncer de mama e colo do útero. “Nesse dia alcançamos um número significativo de mulheres em todas as UBSs do município, aumentando então o conhecimento sobre a importância do autoexame, dos exames de rotina e da detecção precoce”, disse.

O dia D, conforme ele, contribuiu para criar um movimento amplo em prol da saúde da mulher. “Esse dia, portanto, vai além da simbologia e atua de forma prática para salvar vidas, tanto pelo incentivo ao diagnóstico precoce quanto pela mobilização em torno de ações de saúde”, finalizou o secretário.

A campanha se estende até o dia 31/10, no período da tarde, em todas as Unidades Básicas de Saúde. Após esse dia, segue normalmente conforme a rotina de cada UBS.