Encontro da Mulher Rural acontece nesta quinta-feira, 27, em Otacílio Costa
Valorizar, organizar e fortalecer a liderança e protagonismo feminino no espaço rural de Otacílio Costa. Esses são os objetivos do 1º Encontro da Mulher Rural, que acontece nesta quinta-feira, 27 de junho, das 08h30 às 16h30, no Salão da Igreja da comunidade de Vila Aparecida.
O evento, organizado pelo escritório local da Epagri e Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, e apoio do SENAR e dos Sindicatos Rural e dos Trabalhadores Rurais, deve reunir em torno de 100 participantes.
De acordo com a Epagri, o Projeto Fortalecimento do Capital Humano e Social, desenvolve ações de qualificação, organização e valorização com famílias rurais e prioriza a participação da mulher e do jovem como agentes do desenvolvimento rural, considerando a história, cultura e potencialidades da região e da agricultura familiar.
“Será um dia de integração e troca de experiências sobre valorização e participação da mulher, buscando maior atuação nas diversas áreas da agricultura, pecuária e agregação de valor”, destacou o extensionista rural e engenheiro agrônomo, Murilo Nunes.
A programação inclui palestras, apresentação artística, premiação concurso fotográfico, café e almoço.
À tarde serão conhecidas as imagens vencedoras do Concurso de Fotografia
Durante o 1º Encontro da Mulher Rural será divulgado o resultado do 1º Concurso de Fotografias Mulher Rural, promovido pela Epagri e Prefeitura Municipal.
Estão participando agricultoras e suas filhas que residam ou tenham alguma atividade no meio rural do município, com comprovação através do cadastro de beneficiários da Epagri.
Estão inscritas em torno de 100 fotografias, de 46 mulheres.
O concurso conta com três categorias: Minha família, minha vida. Nossa produção e trabalho.
Na categoria “Minha família, minha vida” estão sendo avaliadas fotos de toda ou parte da família em algum momento: fazendo pose, no lazer, orando, descansando, em refeição, cozinhando, etc.
A categoria “Nossa produção e trabalho” compreende fotos da família ou membros trabalhando em alguma atividade rural na propriedade ou da produção. Neste caso, são avaliadas fotos de agricultores preparando a terra, plantando, colhendo, ordenhando, fazendo artesanato, costurando, ou de produtos como milho, feijão, hortaliças, queijo, animais, artesanato, lavouras, pastagens, hortas, animais, etc.
Já a categoria “É aqui que vivemos”, inclui fotos de paisagem, mostrando a propriedade ou parte dela, ou ainda retratando algum lugar que expresse às belezas naturais de Otacílio Costa.
Todas as fotos inscritas também estão concorrendo na categoria “Júri Popular”.
O primeiro, segundo e terceiro lugares de cada categoria recebem certificado e troféu. Já as demais participantes recebem certificado de participação.
Programação completa do 1º Encontro da Mulher Rural:
08h30 – Recepção com café
09h – Abertura do Evento
09h30 – Apresentação Artística
10h – Palestra: Gênero, autonomia e autoestima – ministrada por Neuzete Aparecida Maziero.
11h – Palestra: Mulher, motivação e atitudes transformadoras – ministrada por Ainor Francisco Lotério.
12h – Almoço de confraternização
13h30 – Apresentação Artística
14h – Premiação 1º Concurso Fotográfico
15h30 – Café de encerramento.