Mutirão realizou 150 castrações de animais em Otacílio Costa

Evitar a superpopulação de animais domésticos e abandono de ninhadas indesejadas nas ruas de Otacílio Costa. Este foi o objetivo do Mutirão de Castração de animais, cães e gatos, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, na manhã de segunda-feira, 4 de dezembro.
A ação, que teve a parceria da equipe da doutora Marina Dante, através da carreta do projeto Castração, resultou na castração de 150 animais, beneficiando aproximadamente 80 famílias do CadÚnico.
Conforme o vereador Luiz Carlos Oliveira, o Luizinho do Sindicato, é a primeira vez da história que uma ação nestas proporções foi realizada em Otacílio Costa.
“Trata-se do maior mutirão de castração da história do nosso município de Otacílio Costa. É uma resposta desta gestão em favor da causa animal, pois sabemos que para fazer o controle populacional de animais a maneira mais eficiente é a castração”, afirmou Luizinho.
Segundo ele, essa é apenas uma das ações projetadas para a causa animal no município. “Temos o credenciamento de clínicas, que vai trabalhar a questão da zoonoses, sendo que os animais de rua doentes e/ou atropelados poderão ser tratados em clínicas credenciadas pelo município, sendo que o próprio município vai custear as despesas. Mas é necessário deixar registrado que somente será favorecido às custas para animais de rua, que não tenham tutor”, destacou o vereador.
O prefeito Fabiano Baldessar de Souza elencou que o município desde 2021 já realizou a castração de 1.123 animais, entre cães e gatos. Neste ano de 2024, para se ter uma ideia, foram 380 castrações.
“Estamos fechando os três primeiros anos de governo com mais de 1.100 animais castrados e microchipados. É a resposta que estamos dando à comunidade. Mas, o nosso compromisso com a causa animal não para por ai, tanto que, agora, na reforma administrativa nós criamos a diretoria do bem estar animal, vai ter uma pessoa responsável somente para esse assunto, acho que isso já é um avanço muito grande nesse sentido”, comentou Baldessar.
O prefeito otaciliense adiantou, ainda, que está sendo estudado a viabilidade de montar um lar provisório para os animais de rua em Otacílio Costa. “Como vai funcionar o lar provisório? Por exemplo, nós temos dois ou três cachorros em frente à prefeitura. Recolhe-se esses animais, leva-os para o lar provisório onde é feito a castração, as vacinas, depois de 8 a 10 dias, estando recuperados, devolve para o mesmo local, mas devolve castrados e vacinados. Isso acontecerá com os animais que permanecem em frente aos estabelecimentos comerciais, em frente às residências, e a finalidade é fazer o controle habitacional destes animais”, disse Fabiano, enaltecendo o trabalho dos vereadores, equipe da agricultura e a comunidade nesta causa. “Temos que ressaltar e agradecer o trabalho dos nossos vereadores, da equipe da secretaria de agricultura, da nossa veterinária Thamara, e de toda a nossa comunidade, pois o resultado obtido é fruto do empenho e dedicação de todos nós”, finalizou.