Otacílio Costa decreta situação de emergência em função das chuvas

O município de Otacílio Costa, através do decreto nº 3.631/2023, declara situação de emergência nas áreas afetadas pelas chuvas intensas dos últimos dias.
O decreto assinado pelo prefeito Fabiano Baldessar foi publicado na tarde desta segunda-feira, 09.
A medida, conforme Baldessar, teve por base a ocorrência de chuvas intensas nos últimos dias, afetando a área urbana e a área rural e resultando em danos e prejuízos para o município. “Além disso, a situação tende a se agravar ao longo dos próximos dias, mesmo após cessarem às chuvas, tendo em vista o risco de inundação gradual pelo elevado nível do Rio Canoas”, apontou o prefeito, bastante preocupado com a possibilidade de uma nova enchente no município.
O Rio Canoas, nesta segunda-feira, 9, está com o nível de 7,32 metros. O agravante é que os municípios acima como, por exemplo, Bocaina do Sul e Rio Rufino, estão com o nível de 9,62 e 10 metros, respectivamente. “Isso preocupa bastante, pois essa água vai descer pra nós, e o Rio Canoas continua subindo mesmo após às chuvas cessarem”, afirmou o prefeito otaciliense.
Atualmente ,14 famílias já deixaram suas moradias, com auxilio da Prefeitura da Municipal e Defesa Civil, sendo que a maioria delas estão abrigadas em casas de parentes. Às famílias que não tem para onde ir, estão sendo alojadas nos salões das Igrejas São José, no bairro Pinheiros, e Nossa Senhora de Fátima, no bairro Fátima,
A tendência, de acordo com o responsável pela Defesa Civil do Município, Nivaldo Felisbino, é que mais de 30 famílias deixem suas residências nos próximos dias.