Otacilienses comemoram avanço com Plano de Desenvolvimento Regional Integrado

A cidade de Otacílio Costa está dando um passo significativo para o seu crescimento com a participação no Plano de Desenvolvimento Regional Integrado. A reunião que definiu a construção desse projeto ocorreu na sede da Amures, em Lages, na manhã de quinta-feira, 20/02, e contou com a presença de autoridades municipais e representantes de vários setores.

Otacílio Costa esteve representado pelos secretários de Desenvolvimento Econômico, Fabrício Kaiser, de Administração, Alair Xavier, além da superintendente de Cultura, Oneide Farias.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fabricio Kaiser, destacou os impactos positivos da iniciativa. “Este plano nos dá a oportunidade de pensar em um desenvolvimento integrado, que não apenas atrai investimentos, mas também qualifica nossa mão de obra e fortalece o ambiente de negócios local. Isso vai refletir diretamente na melhoria da qualidade de vida dos otacilienses”, afirmou Kaiser.

Já o secretário de Administração, Alair Xavier, reforçou a importância da modernização da gestão pública para tornar o plano uma realidade. “A implantação deste projeto exige um esforço conjunto e uma gestão eficiente para garantir que as etapas sejam cumpridas com transparência e efetividade. A cooperação entre os municípios da Serra Catarinense é essencial para alcançarmos os objetivos traçados”, pontuou Xavier.

A superintendente de Cultura, Oneide Farias, ressaltou o impacto do projeto para a identidade cultural do município. “Com um desenvolvimento territorial bem planejado, podemos preservar e valorizar a nossa cultura, alavancar o turismo e criar mais espaços para manifestações artísticas e culturais. Isso fortalece a identidade da nossa cidade e impulsiona novas oportunidades para os artistas e a comunidade”, enfatizou Oneide.

O evento contou também com a participação de lideranças regionais, que debateram temas como qualidade de vida, transformação urbana, integração territorial e atração de talentos. O presidente da Amures, Pedro Ostetto, ressaltou a necessidade de um comprometimento coletivo para garantir o sucesso do projeto.

A iniciativa busca transformar a Serra Catarinense em um polo de inovação e desenvolvimento até 2040, alinhando investimentos públicos e privados em prol do crescimento econômico e social da região. Com o engajamento das lideranças locais e da população, Otacílio Costa se posiciona de maneira estratégica nesse cenário de avanço regional.