Otacílio Costa se prepara para receber sinal de TV digital

Assistir TV sem ruído ou chiado e com melhor qualidade de som e imagem será realidade no município de Otacílio Costa. A cidade está participando de um programa que tem como objetivo digitalizar o sinal da televisão em 1.638 municípios brasileiros que contam apenas com o sinal analógico de TV aberta terrestre. Na região da AMURES, além de Otacílio Costa, Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Bom Retiro, Ponte Alta e São José do Cerrito estão no processo de qualificação para receber sua estação de TV Digital.

Quem conduz este trabalho no Brasil é a Seja Digital, entidade criada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2015 para operacionalizar essa e outras políticas públicas no país. A organização atua em conjunto com o Ministério das Comunicações (MCom) articulando a adesão ao programa junto aos gestores públicos municipais, às entidades de radiodifusão e instalando as estruturas e tecnologias necessárias para a transmissão do sinal de TV digital.

Para participar do programa, o município deve cumprir algumas exigências do MCom. Até aqui, a prefeitura de Otacílio Costa atendeu todos os requisitos: manifestou interesse, indicou o local para construção da infraestrutura e assinou o Termo Jurídico de Adesão. As obras de infraestrutura já estão em andamento e em breve serão executados os testes de radiofrequência. A previsão é de que em abril de 2023 o sinal digital de TV aberta chegue aos domicílios da cidade.

De acordo com a Gerente da Seja Digital em Santa Catarina, Cheila Zortéa “Quem se beneficia desta iniciativa é a população do município, especialmente a de menor renda que não tem acesso a TV por assinatura, streamings ou outras formas de transmissão que atualmente são pagas. Além da imagem e som com melhor qualidade, outro ponto positivo é a possibilidade de assistir à programação local, com informações sobre a região”.
Outra melhoria que vem junto com a digitalização do sinal de TV em Otacílio Costa e nos demais municípios, são os sinais das TVs públicas, como Canal Brasil, Canal Saúde e TV Escola que tem uma programação rica e voltada para a promoção da cultura, informação e cidadania.
Para o prefeito Fabiano Baldessar se trata de um grande avanço, pois estamos vivendo na era digital. “A nossa população precisa receber um sinal de som e imagem com qualidade, e essa é a principal atribuição dessa iniciativa”, disse o prefeito otaciliense.