Hospitais Santa Clara, de Otacílio Costa, e Nossa Senhora dos Prazeres, de Lages, farão parceria visando aumentar o número de cirurgias de média complexidade na Serra Catarinense

Uma equipe de gestores do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, de Lages, esteve, na tarde de segunda-feira, 29 de janeiro, visitando o Hospital Santa Clara, em Otacílio Costa.

O grupo lageano formado pelo conselho gestor, além das coordenações de cirurgia, ortopedia e anestesiologia, foram recebidos pelo prefeito Fabiano Baldessar de Souza, sua esposa Neide, a interventora Beatriz Mesquita e o diretor financeiro, Célio Erthal.

Na ocasisão, os otacilienses apresentaram a estrutura física do Santa Clara ao Conselho Gestor e coordenação de especialistas do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, com o objetivo de programar e iniciar o Projeto de Cirurgias Eletivas de Média Complexidade da Serra Catarinense.

A iniciativa, de acordo com a interventora Beatriz Mesquita,  visa aumentar o número de procedimentos e de especialidades nas cirurgias eletivas de média complexidade.

“Nosso intuíto é trazer mais especialidades para o Hospital Santa Clara,  a exemplo da Ortopedia, que hoje é uma das especialidades com um dos maiores números de pessoas na fila aguardando cirurgia, isso falando da nossa região. Em contrapartida,  além de ajudar a solucionar as demandas do município e também região, o Hospital Santa Clara começa alcançar aos poucos seu principal objetivo, recuperar sua autonomia financeira”, disse, bastante empolgada, a interventora.

Conforme ela, a princípio os profissionais que hoje atuam no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, realizando cirurgias de alta complexidade, deverão também, vim realizar as de média complexidade no Hospital Santa Clara. No entanto, o início da parceria irá depender da renovação de contrato com estado, já em andamento, e de algumas adequações inerentes à cada especialidade. “Os gestores do HNSP trarão para o Hospital Santa Clara muitas qualificações e, assim, podemos ampliar os atendimentos, e quem ganha com isso é  população de Otacílio Costa, bem como  toda Região Serrana que será beneficiada com o atendimento destes profissionais. A parceria entre Hospitais Filantrópicos tendem a ser sólidas e duradouras, estamos felizes com este projeto que trará imensos benefícios a toda nossa gente”, salientou.

Beatriz fez questão de evidenciar a intermediação feita pela gestão municipal.

“Temos que destacar aqui o respaldo da administração municipal que apostou e investiu no Hospital Santa Clara, e viu nele a possibilidade da comunidade otaciliense voltar a  receber o que lhe é de direito e merecimento,  uma saúde de qualidade”, afirmou.

Para o prefeito Fabiano Baldessar, a parceria, além de recuperar a autonomia financeira, dará maior qualidade ao atendimento da população otaciliense, bem como colaborar com as demandas reprimidas da nossa região, com isso recuperar cada dia mais a credibilidade perdida antes da intervenção.

“A expectativa é muito  grande de todos os envolvidos,  principalmente depois do grande desafio que foi a intervenção,  hoje posso dizer que passamos para o segundo grande desafio, mais com a certeza que o caminho trilhado até aqui foi a passos sólidos e com muita transparência nos trabalhos realizados”, ponderou Baldessar, continuando: “Foram meses de reuniões e alinhamentos, tudo para que este projeto tão almejado aconteça, com intuito de vocacionar o Hospital Santa Clara para as cirurgias eletivas. O HNSP conta, hoje, com profissionais renomados e com vasta experiência, que já atendem toda a região como referência em cirurgias de emergência e de alta complexidade. Com a retaguarda do HNSP e seus profissionais,  a parceria com Hospital Santa Clara, traz aos pacientes mais segurança e confiabilidade nos procedimentos a serem realizados”, completou. 

Atualmente, o HSC mantém o convênio com o Estado para realizar 32 cirurgias mensais, o objetivo é ampliar esse número,  em um curto espaço de tempo, para 250 cirurgias mensais.