Projeto Maker Baby promove desenvolvimento de crianças no contraturno escolar em Otacílio Costa

Desde abril, o Projeto Maker Baby beneficia 33 crianças do Pré 2, com idades de 5 anos, que estudam no Centro de Educação Infantil Ilda da Silva Velho, localizado no bairro Santa Catarina, em Otacílio Costa. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, o SESI e a escola anfitriã.

O projeto tem como objetivo desenvolver habilidades técnicas e interpessoais nas crianças durante o contraturno escolar, como proatividade, autonomia e capacidade de resolver conflitos. Sob a orientação dos professores Bruno, Kátia, Débora e Pamela, são trabalhadas competências em áreas como robótica, tecnologias, sustentabilidade, empatia, ritmo, música e outras práticas alinhadas ao planejamento pedagógico.

Segundo Adrianny Pereira de Jesus Dias, diretora da escola, as professoras regentes das turmas envolvidas destacaram melhorias significativas nas crianças, como maior foco e atenção, melhor convivência com os colegas, ampliação do vocabulário, desenvolvimento do senso crítico, inteligência emocional e capacidade de gestão de conflitos.

Mostra Maker Baby encanta pais e comunidade

No dia 21 de novembro, foi realizada a Mostra Maker Baby, um evento que apresentou às famílias e à comunidade os resultados do projeto. A participação dos pais e moradores surpreendeu e reforçou o impacto positivo da iniciativa.

“Os pais relataram avanços significativos na aprendizagem das crianças, como maior criatividade, desenvolvimento de argumentos, estímulos em áreas como música, artes, matemática financeira e superação de desafios emocionais. Também destacaram a redução no uso de telas e celulares, além de um maior senso de responsabilidade, compatível com a faixa etária”, afirmou a diretora Adrianny.

Ela acrescentou que, devido ao sucesso do projeto, já se planeja sua expansão para outras unidades escolares em 2025. “Enquanto gestão, fomos privilegiados por contar com a confiança dos pais e o apoio da Secretária de Educação, Ana Luzia, da coordenadora de Ensino Infantil, Claudete, e das professoras regentes. Esse trabalho conjunto consolidou o protagonismo das crianças, tornando nossa instituição uma referência na comunidade escolar do bairro Santa Catarina.”

O que é o movimento Maker e o conceito de aprender fazendo

O termo Maker, originado do inglês, refere-se à filosofia “mão na massa”, que é a base do movimento maker. Essa abordagem educacional incentiva o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem, promovendo experiências ativas e práticas.

O princípio de aprender fazendo guia essa metodologia, criando ambientes de aprendizado que estimulam a curiosidade natural das crianças e sua capacidade investigativa. As práticas maker integram criatividade e experimentação, incentivando a formulação e a investigação de hipóteses, o que enriquece a formação educacional dos estudantes. Essa abordagem vem ganhando espaço em escolas que buscam inovação pedagógica e resultados concretos no desenvolvimento integral dos alunos.