Secretaria Municipal de Saúde é parceira do Programa Saúde na Estrada da Rede Ipiranga

O Programa Saúde na Estrada está acontecendo nesta quarta-feira, 22 de novembro, nas imediações do Posto Zambonato, no perímetro urbano da SC 114. O atendimento iniciou às 9 horas da manhã e segue até às 17 horas.
A ação realizada pelo Rede de Postos Ipiranga, conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou os profissionais de saúde para fazer o atendimento à população.
No local as pessoas podem fazer gratuitamente exames de PSA – teste rápido para detecção de câncer de próstata e materiais informativos reforçando a conscientização no Novembro Azul.
Além disso, o programa Saúde na Estrada oferece exames com foco no checkup básico de saúde, como oximetria (oxigenação no sangue); temperatura corporal; pressão arterial, batimentos cardíacos, além de glicemia (nível de açúcar no sangue), bioimpedância (avalia a composição corporal para determinar o estado nutricional) e acuidade visual. O público poderá realizar também testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C.
“Trata-se de uma importante ação realizada pelos Postos Zambonato em nosso município visando a prevenção da saúde das pessoas, e desta forma a Secretaria de Saúde é parceira e está contribuindo com o atendimento dos participantes”, comentou Jean Valente, Secretário Municipal de Saúde.
A carreta possui dois andares em cerca de 110m², teto levadiço e um espaço amplo, moderno e confortável. A estrutura foi desenvolvida para permitir montagem rápida nos locais dos eventos.

História – O Saúde na Estrada coleciona números expressivos em seus mais de 16 anos de atuação. Foram realizados 1.550 eventos, mais de 650 mil atendimentos em 22 estados e 200 municípios, além de envolver 52 mil profissionais voluntários da área da saúde. Durante a pandemia, houve distribuição de kits de higiene, realização de testes rápidos e aplicação de vacinas. Ainda na pandemia, a Ipiranga, por meio do Saúde na Estrada, ofereceu cerca de 4 milhões de refeições em uma ação de troca do Km de Vantagens Caminhoneiro.