Ação de Combate à Dengue foi realizada em Otacílio Costa

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa da Dengue, realizou nesta segunda-feira, 4, o Dia D de Combate à Dengue em Otacílio Costa. A ação contou com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente.
Durante todo o dia, as Agentes Comunitárias de Saúde fizeram visitas à residências e diversos outros locais, incluindo o cemitério municipal.
O objetivo, de acordo com Raquel Vargas Lopes, Coordenadora Programa da Dengue, foi conscientizar a população sobre os cuidados que devemos ter em nossas residências para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
‘A ação que trabalhou o tema “Dengue”, foi realizada com o intuito de orientar os otacilienses a respeito da doença, os cuidados que precisamos ter, no dia a dia, além disso, os agentes fizeram inspeções em alguns locais suspeitos, enfim, tudo isso visando não deixar nossa cidade virar notícia a respeito dessa assunto tão comentado nos dias atuais”, disse a coordenadora.
Conforme ela, o resultado da ação foi bastante positivo. “Foi gratificante, pois foi eliminado vários recipientes que continham larvas, inclusive foi encaminhado para análise vários tubos de ensaio de larvas, esperamos que depois do dia de hoje a população tenha mais consciência em relação ao mosquito da dengue”, ponderou.
Raquel encerrou a entrevista deixando uma mensagem de conscientização. “A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Fica a dica”.