Administração Municipal decreta Situação de Emergência nas áreas afetadas pelo granizo em Otacílio Costa

O Prefeito Fabiano Baldessar de Souza assinou na manhã desta quarta-feira, 23, o decreto declarando em situação anormal, caracterizada como Situação de Emergência a área do município de Otacílio Costa afetada pela chuva de granizo.

O decreto fez-se necessário em decorrência da forte chuva com quedas de granizo, ocorrida no meio da tarde de terça-feira, 22, com duração aproximada de 10 minutos, mas com grande quantidade e volume de pedras de gelo (granizo), causando destruição de telhados de residências, prédios públicos, estabelecimentos comerciais e industrias, inclusive com danificação significativa dos imóveis e veículos automotores.

“Já fizemos um levantamento das necessidades de nossa população e já protocolamos um ofício endereçado a Defesa Civil do Estado para buscar o auxílio necessário, visando amenizar os prejuízos causados pela chuva de granizo em residências de diversos bairros de nosso município”, comentou o prefeito otaciliense.

Pelo que se apurou, em torno de 400 residências tiveram seus telhados danificados pelas pedras de gelo, mas até o momento, apenas 286 famílias foram cadastradas pela Defesa Civil. O bairro Igaras foi o mais afetado pela tempestade, mas os bairros Osvaldo Sarda, Fátima, Pinheiros e Poço Rico, além da comunidade de Vila Aparecida, também foram atingidos pela chuva de pedra.

A Administração Municipal já distribuiu mais de trinta mil metros de lona plástica, como uma medida paliativa. E, por meio de uma força tarefa que envolve todas as secretarias municipais, está realizando o cadastramento das famílias atingidas, no sentido de solicitar ajuda do Governo do Estado. “Queremos, aqui, novamente registrar a nossa solidariedade a todas às famílias, que tiveram suas casas danificadas. Estamos empenhados com toda a nossa equipe, no sentido de agilizar o processo para dar uma resposta o mais brevemente possível às famílias atingidas pelo temporal de ontem”, salientou o prefeito.

Conforme o coordenador da Defesa Civil do Município, Nivaldo Felisbino, a Defesa Civil do Estado irá destinar neste primeiro momento 196 Kits de acomodação de casal, 164 colchões de solteiro, 195 colchões de casal, 11.450 Telhas 4 milímetros e 2.846 Telhas 6 milímetros.

“A Defesa Civil ficou de ir nesta quarta-feira, 23, realizar as vistorias nas residências cadastradas, no entanto, esse reconhecimento no local não foi necessário porque todos os moradores que fizeram seus cadastros serão contemplados com as telhas eternit. Já os kits de acomodações serão entregues somente às famílias que solicitaram os mesmos”, declarou Felisbino.