Nível do rio Canoas começa a baixar em Otacílio Costa

Três dias após diminuir os volumes de chuvas na Serra Catarinense, o nível do rio Canoas, em Otacílio Costa se estabilizou em 9,58 metros acima do normal e começou a baixar nesta sexta-feira (20). O boletim de monitoramento da Defesa Civil observou que o nível do Canoas está 2 centímetros mais baixo em relação a última verificação.
A régua de monitoramento do rio amanheceu com 9,56 metros, o que indica tendência de diminuição do volume de água. O prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar, disse a preocupação ainda permanece, porque há previsão de mais chuvas na próxima semana.
“Não podemos descuidar e ao mesmo tempo estamos atentos para eventualidades. Os modelos meteorológicos dos próximos dias indicam pancadas de chuvas, mas ao mesmo tempo, aberturas de sol. Creio que o pior está passando e torcemos para que a vida das pessoas volte ao normal”, comentou Fabiano Baldessar.
Outro dado que anima a Defesa Civil local é que o volume acumulado de chuva da semana, baixou de 7 milímetros para 5,2 milímetros. E isso tem feito com que o nível do rio baixe gradativamente. E como não choveu forte nas cabeceiras do Canoas e de seus afluentes, a vazão está sendo menor.
Mesmo com notícias mais animadoras, Otacílio Costa continua com 15 famílias desabrigadas e acolhidas no salão da Igrejas São José no bairro Pinheiros e Nossa Senhora de Fátima no bairro Fátima. E outras 89 famílias desalojadas que foram para casas de parentes.