Administração Municipal já investiu mais de 7 milhões no Hospital Santa Clara nos últimos três anos

O Hospital Santa Clara, em Otacílio Costa, se tornou uma referência na Serra Catarinense nos dois últimos anos. De hospital endividado e sem nenhuma projeção de recuperação, 7 milhões de dívidas em 2021, o HSC deu a volta por cima, com a ajuda da atual gestão municipal, e hoje já atravessa uma nova realidade, bem diferente de dois anos atrás.

A dívida de R$ 7 milhões caiu para R$ 3,4 milhões. E o Centro Cirúrgico reaberto recentemente, após 10 anos desativado, já está em pleno funcionamento.

“Nosso hospital já vive um novo momento, se transformou em uma referência na Região Serrana. Quem ganha com isso é a nossa população, pois o hospital é um patrimônio dos otacilienses”, comentou o prefeito Fabiano Baldessar de Souza.

Conforme Baldessar, o município já investiu mais de R$ 7 milhões nos últimos três anos. Nos anos de 2021 e 2022, o município repassou o equivalente a R$ 4.750.000,00 (quatro milhões e setecentos e cinquenta mil). Já em 2023, foram repassados outros R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil), recursos utilizados para custeio, folha e manutenção da estrutura física do hospital.

Centro Cirúrgico já realizou 78 cirurgias

O Centro Cirúrgico do Hospital Santa Clara realiza cirurgias de média complexidade. Desde a assinatura do contrato como o Estado para realização das cirurgias, em julho de 2023, já foram realizadas 78 cirurgias nas especialidades de vesícula, hérnia e vasectomia, recebendo pacientes de toda a Serra Catarinense.

O Hospital conta com um número de 50 leitos, 53 colaboradores, mais de 10 médicos plantonistas, dois cirurgiões e um anestesista. Além da clínica cirúrgica, a unidade hospitalar também realiza exames como, por exemplo, laboratório, raio X, ultrassonografia e eletrocardiograma, tendo uma média de 120 atendimentos diariamente e quatro mil atendimentos mensais.

“O Hospital Santa Clara tem um ótimo potencial de crescimento, uma boa estrutura que vem se adequando graças ajuda da administração municipal que investe, mensalmente, o valor de 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil), estado e comunidade. Hoje, apesar dos desafios já recuperamos a credibilidade no atendimento e o reconhecimento da região. Seguimos a passos firmes, buscando ampliar nossos serviços e proporcionar cada vez mais qualidade aos atendimentos”, afirmou Beatriz Mesquita, interventora do Hospital.