Trinta empresas estão aptas para se instalar na nova Área Industrial, em Otacílio Costa

A Área Industrial Hermínio Alvim Matias, em Otacílio Costa, aos poucos está se transformando num grande canteiro de obras.
Ao todo, 30 empresas estão com suas concessões vigentes para se instalar no local.
Conforme Fabrício Kaiser, secretário de Desenvolvimento Econômico, as empresas receberam uma concessão de uso da área por um período de 10 anos. “As empresas se comprometem em fazer seus projetos e iniciar suas atividades, conforme projeto apresentado para a Comissão de Desenvolvimento e Câmara de Vereadores. Caso não se cumpra alguma das etapas, o terreno retorna para a prefeitura”, salientou o secretário.
LDF Florestal, Moura Solutions, CS Blocos e Artefatos, Sumatra Inteligência Ambiental, Aso Construtora, Mecânica Simplicio, Guinchos Avenida, Marcenaria França, Eletro Diesel, Inovemax, DML Resíduos, Hélio Xavier Transportes, Apiário Serrano, Shalon Confecções de Estopas, Sudati MDF, Fabrick Montagens Industrial, G. Silva Manutenções, Alplan Comércio de Correias, Munck Cardoso, Them Construção, Wood For Energy, RCL- Reforma de Carrocerias e Lavação, Concrevias Usinagem de Concreto, Inspirar Móveis, Habita Incorporadora, Águia Papa Entulhos, Texcotton, RJ Compressores, Tone Oficina e Comércio de Peças Automotivas e EBW industrial, são as empresas com as Concessões de Direito de Uso Real em vigência.
“Buscamos diversificar as empresas que se instalarão na Área Industrial. Quando assumi a Secretaria de Desenvolvimento Econômico sempre busquei empresas que prestassem algum tipo de serviço ou insumos para as que já estavam instaladas. Vai desde consumidores de resíduos da madeira, indústrias químicas, têxteis, moveleiras, montagens industriais, concreteiras, produtores de mel, entre outras atividades”, afirmou Fabrício.

Em torno de mil empregos serão gerados
Conforme ele, após tudo funcionando, serão gerados em torno de 650 empregos diretos, chegando a mais de mil contando os indiretos.
“Quando a gestão Fabiano e Leonir assumiu o terreno da Área Industrial era um elefante branco, depósito de lixo, mato tomando conta, dívidas vencidas com a empresa Klabin e ainda no nome da mesma. Fomos atrás de recursos do governo do estado, trabalhamos em sintonia para que Área Industrial realmente fosse do município e que trouxesse novas oportunidades para os munícipes. Hoje, quem passa pela nossa Área Industrial vê uma evolução diária, sinônimo de orgulho, um verdadeiro cartão postal para a cidade. A busca por novas empresas continua constante, estamos na contra mão da crise”, ressaltou Kaiser.
A Área Industrial Hermínio Alvim Matias conta com uma área de terreno de 340.241.00m².
Segundo o prefeito Fabiano Baldessar de Souza, foi necessário um esforço em vários sentidos para sua instalação. “Tínhamos, por exemplo, uma Área Industrial onde existia uma dívida de R$1,8 milhão com a empresa Klabin, e necessitaríamos que o terreno estivesse no nome da prefeitura para que houvesse a aprovação de instalação e concessão às empresas, pela Câmara de Vereadores. Graças à confiança e ao entendimento com a companhia, prontamente o terreno foi passado para a prefeitura, apesar de ainda termos uma dívida com ela”.
As empresas que se instalaram na nova Área Industrial contam com ampla infraestrutura, como terraplanagem, iluminação, escoamento da água da chuva e esgoto.