Edital 01/2015 – Prova Escrita Avaliativa descritiva e objetiva do Processo de Escolha Suplementar e Célere do Conselho Tutelar De Otacílio Costa – SC

Processo de Escolha Suplementar e Célere do Conselho Tutelar De Otacílio Costa – SC   Prova Escrita Avaliativa descritiva e objetiva: 22/04/15 (quarta-feira), às 8h00min – CCI Centro de Convivência dos Idosos      

 

                                                                                                                     

Prezado(a)  candidato(a):

 

Antes de iniciar a prova, leia atentamente as instruções a seguir e aguarde a ordem para iniciar a Prova.

Este caderno contém 29 (vinte e nove) questões em forma de avaliação, sendo 25 questões objetivas de múltipla escolha, cada uma contendo 04 alternativas, com apenas 01 correta, sendo destas 05 questões de Língua Portuguesa, 15 questões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, 02 questões de Informática e 03 questões de Conhecimentos Gerais; 03 questões descritivas de Resolução de Caso e 01 questão de Redação.

A prova terá duração de 4 (quatro) horas.

Você receberá da Comissão Eleitoral a Folha de Respostas Definitiva – Gabarito. Verifique se está em ordem e com todos os dados impressos corretamente. Caso contrário, notifique a comissão, imediatamente.

Após certificar-se de que a Folha de Respostas Definitiva – Gabarito é sua, assine-a com caneta esferográfica de tinta preta ou azul no local em que há a indicação: “ASSINATURA DO(A) CANDIDATO(A)”.

 

 

 

 

Boa Sorte

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Língua Portuguesa

  

Leia o  texto  para  responder  à questão  01 e 02

 

 

Trabalho em Equipe

Por Gabriela E. Possolli Vesce

 

Estudos históricos não trazem dados que possam comprovar a origem da ideia de congregar pessoas, grupos visando alcançar um objetivo comum. Porém pode-se afirmar que a prática do trabalho em equipe já existe há muito tempo. A partir do momento em que a humanidade começou a raciocinar sobre os processos de trabalho e passou a ponderar sobre as vantagens de se trabalhar em conjunto, inicia-se a estruturação de princípios para organizar o que hoje chamamos de trabalho em equipe. Desse modo, pode-se conceituar trabalho em equipe como sendo uma estratégia racional de organização criada para aprimorar a efetividade do trabalho e aumentar o contentamento do homem com o seu trabalho. A realização de trabalhos em equipe é cada vez mais valorizada, tanto em contexto de educação formal como na vida profissional. O trabalho em equipe ativa a criatividade e em grande parte das vezes produz resultados melhores do que o trabalho individual, isso quando sabe-se integrar, em caráter de complementaridade, as habilidades dos integrantes do grupo. Para fazer um trabalho em equipe é preciso ter paciência, uma vez que nem sempre é fácil entrar num acordo diante de opiniões diferentes. Desse modo, é essencial expor os posicionamentos de cada um de maneira moderada, procurando ouvir com boa vontade o que os outros querem expressar. É possível que surjam conflitos entre os componentes da equipe, porém é muito importante “ser profissional”, não deixando que isso impeça ou influencie negativamente no trabalho a ser realizado. Para que o trabalho em equipe faça sentido é preciso saber o que deve ser feito em conjunto e o que cada um pode fazer separadamente. Saber dividir tarefas é essencial, não partindo do princípio de que se é o único que sabe realizar uma determinada tarefa. Compartilhar informações e responsabilidades está diretamente ligado ao sucesso do trabalho, desse modo, cada integrante do grupo deve saber dar o melhor de si e ao mesmo tempo ajudar aos outros. Ao se realizar uma atividade em que várias pessoas trabalham juntas, é comum o surgimento de uma inclinação para a dispersão. Para que isso não ocorra, o planejamento e a organização são essenciais para que o trabalho em equipe seja produtivo. Durante o processo de produção deve-se constantemente fazer uma verificação entre os objetivos a que o grupo se propôs e o que está sendo alcançado. O trabalho em equipe também pode ser visto como uma oportunidade de socialização, pois acaba sendo um contexto de convivência em que as pessoas podem se conhecer e aprender juntas.

 

(http://www.infoescola.com/educacao – Acesso em 20/04/15)

 

 

 

 

 

Assinale a alternativa na qual a palavra em destaque é um adjetivo. Qual é o ponto de vista defendido pela autora do texto?

  1. (  ) “A realização de trabalhos em equipe é cada vez mais valorizada, tanto em contexto de educação formal como na vida profissional.”
  2. (  )  “Ao se realizar uma atividade em que várias pessoas trabalham juntas, é comum o surgimento de uma inclinação para a dispersão.”
  3. (  ) “Estudos históricos não trazem dados que possam comprovar a origem da ideia de congregar pessoas, grupos visando alcançar um objetivo comum.”
  4. (  ) “Desse modo, pode-se conceituar trabalho em equipe como sendo uma estratégia racional de organização criada para aprimorar a efetividade do trabalho e aumentar o contentamento do homem com o seu trabalho.”  

 

 

Na frase: “O trabalho em equipe também pode ser visto como uma oportunidade de socialização, pois acaba sendo um contexto de convivência em que as pessoas podem se conhecer e aprender juntas.” – a palavra em destaque é sinônimo de:

  1.  (   ) e.
  2. (   ) mas.
  3. (   ) porque.
  4. (   ) embora.

 

 

 

 

Das frases a seguir, assinale a alternativa que NÃO está correta quanto à concordância:

  1. (   ) A medida de segurança não poderá ser aplicada ao adolescente, tendo em vista ser medida para maior de idade que apresenta periculosidade.
  2.  (   ) “A prestação de serviços comunitários consistem na realização de tarefas gratuitas de interesse geral, por período não excedente em seis meses, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congêneres, bem como em programas comunitários ou governamentais”
  3. (  ) No caso de adolescente doente mental, será aplicada medida de proteção, podendo ser requisitado tratamento médico.
  4. (   ) Para a aplicação da advertência, o juiz deve levar em consideração a prova da materialidade e indícios suficientes de autoria.

 

 

 

 

Assinale a alternativa na qual a palavra é acentuada porque é uma proparoxítona.

  1. (  ) único.
  2. (  ) propôs.
  3. (  )  possível.
  4. (  ) também.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       

 Quanto à pontuação, assinale a alternativa em que a vírgula foi empregada corretamente:

  1. (  ) De acordo com o art. 2°, do ECA: “Considera-se criança para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade”.
  2. (  ) De acordo com o art. 2°, do ECA: “Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade”.
  3. (  ) De acordo com o art. 2° do ECA: “Considera-se criança para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade”.
  4. (  ) De acordo com o art. 2° do ECA: “Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade, incompletos, e adolescente aquela entre, doze e dezoito anos de idade”.

 

 

 

Estatuto da Criança e do Adolescente

 

 

Criança e adolescente são definidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente não mais pela situação em que se encontram, mas por serem titulares de direitos. Este entendimento tem por base o conceito da:

  1. (  ) Teoria da Situação de Risco Social.
  2. (  ) Doutrina de Proteção Integral.
  3. (  ) Política Municipal de Assistência Social.
  4. (  ) Convenção Interamericana de Direitos Humanos.

 

 

Qual das alternativas abaixo está correta em relação a venda proibida a crianças e/ou adolescente:

  1. (  ) armas, munições e explosivos.
  2. (  ) bebidas alcoólicas.
  3. (  ) bilhetes lotéricos e equivalentes.
  4. (  ) todas as alternativas estão corretas.

 

 

Para possibilitar a reintegração familiar, a  situação  de  crianças  inseridas  em programa  de acolhimento institucional deve ser reavaliada no máximo a cada:

  1. (  ) 7 meses
  2. (  ) 8 meses
  3. (  ) 6 meses
  4. (  ) 12 meses

 

 

Como mostra o artigo 25, o ECA entende por “família natural” de uma criança ou adolescente a comunidade formada por:

  1. (  ) Pai e/ou mãe, avós, irmãos e primos.
  2. (  ) Pai e/ou mãe, avós, irmãos, tios e primos.
  3. (  ) Pai e/ou mãe, avós e padrinhos.
  4. (  ) Todas as alternativas estão incorretas.

 

 

 

Cristina deverá ser colocada em família substituta. De acordo com o artigo 28, parágrafo segundo, do ECA, para que isso aconteça, será necessário seu consentimento, colhido em audiência, caso ela já tenha completado:

  1. (  ) 8 anos
  2. (  ) 12 anos
  3. (  ) 11 anos
  4. (  ) 10 anos

 

 

Quanto ao Conselho Tutelare, assinale a opção correta.

  1. (  ) O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
  2. (  ) O CT é uma entidade de proteção responsáveis pelo planejamento e pela execução de programas de proteção e socioeducativos destinados a crianças e adolescentes.
  3. (  )  Somente o CT tem competência para apurar os atos infracionais praticados por adolescente, aplicando-lhe medidas específicas de punição, previstas em lei, a serem cumpridas segundo requisições do CT.
  4. (  ) Além das atribuições previstas no ECA, o  CT  pode instituir novas atribuições em regimento interno ou em atos administrativos de quaisquer outras autoridades.

 

 

O Conselheiro Tutelar é dotado de autoridade pública para receber denúncias, aplicar medidas que interferem na conduta das pessoas, requisitar serviços públicos para garantir direitos constitucionais, entre outros. No entanto, o conselheiro tutelar não é uma autoridade em si mesmo. Ele compõe um órgão em que a autoridade é exercida de forma:

  1. (  ) Subordinada.
  2. (  ) Policial.
  3. (  ) Colegiada.
  4. (  ) Delegada.

 

 

Considerando uma denúncia anônima à polícia civil numa madrugada de sábado, envolvendo o consumo exagerado de álcool por adolescentes em determinado bairro, é correto afirmar que o:

  1. (   ) Polícia deve ir sozinha até o local dos fatos, porém com a presença de uma policial feminina caso haja meninas adolescentes.
  2. (  ) Conselho deverá ser acionado para que o conselheiro de plantão vá verificar a denúncia, tomando as providências de sua competência.
  3.  (   ) Polícia deve comunicar o fato à guarda municipal, que tem competência para averiguação dos fatos na ausência de conselheiro tutelar;
  4. (  ) A denúncia será imediatamente comunicada ao plantão judiciário, devendo a polícia comparecer no local e efetuar a detenção dos envolvidos

 

 

A apuração da veracidade de uma denúncia deverá ser feita no local da ocorrência da ameaça ou violação de direitos (domicílio, escola, hospital, entidade de atendimento, etc.). Ao receber a denúncia, o Conselho Tutelar deve:

  1. (  ) Solicitar à Secretaria da Assistência Social para designar um Assistente Social e um Psicólogo para apurar a denúncia.
  2. (  ) Requisitar dois profissionais da Vara da Infância e Juventude para realizar visita no local da ocorrência.
  3. (  ) Apurá-la  imediatamente,  por  meio  de  visita  de  atendimento,  se  possível  destacando  dois conselheiros tutelares.
  4. (  ) Delegar à Guarda Municipal para apurar a gravidade dos fatos por meio de perícia técnica.

 

 

De acordo com a Artigo 98 do E.C.A., as medidas de proteção à Criança e ao Adolescente são aplicáveis sempre que os direitos forem ameaçados ou violados:

  1. Por ação ou omissão da sociedade ou do Estado;
  2. Por falta, omissão ou situação de pobreza dos pais ou responsável; 
  3. Em razão de sua conduta.

 

  1. (  ) Todas as alternativas estão corretas;
  2. (  ) Os itens I e III estão corretos; 
  3. (  ) Apenas o item I está incorreto; 
  4. (  ) Apenas o item II está correto; 

 

 

Analise a questão abaixo e assinale a alternativa correspondente:

  1. Nenhuma criança ou adolescente poderá viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável sem expressa autorização judicial; 
  2. Sem prévia e expressa autorização judicial, nenhuma criança ou adolescente nascido em território nacional poderá sair do País em companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior; 

 

  1. (  ) todas as alternativas estão corretas.
  2. (  ) somente a alternativa I está correta.
  3. (  ) somente a alternativa II está correta.
  4. (  ) todas as alternativa estão incorretas.

 

 

 

 

Verifique as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

O adolescente tem direito à Educação, sendo-lhes asseguradas: 

  1. Direito de ser respeitado por seus educadores; 
  2. Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência; 
  3.  Em caso de não haver vaga na escola mais próxima de sua residência, a Secretaria de Educação deve providenciar vaga em escola dentro do município.
  1. (  ) Apenas o item I está correto; 
  2. (  ) Os itens I e II estão corretos
  3. (  ) Os itens II e III estão corretos; 
  4. (  ) Apenas o item II está correto; 

 

 

O exercício efetivo da função de conselheiro tutelar é caracterizado como:

  1. (  ) Serviço público relevante.
  2. (  ) Cargo de confiança do prefeito.
  3. (  ) Servidor público de carreira.
  4. (  ) Empregado da Prefeitura.

 

 

Dentre outras atribuições o Art. 136 do Estatuto da Criança de do Adolescente prevê para o Conselho Tutelar:

  1. (  ) Requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança.
  2. (  )  Atender crianças em situação de vulnerabilidade e risco e determinar a colocação em família substituta.
  3. (  )  Executar programas de proteção e sócioeducativos destinados a crianças e adolescentes, em regime de apoio sócio-familiar.
  4. (  ) Assessorar a secretaria de planejamento do município na elaboração de projetos para atender os adolescentes com medida socioeducativa.

 

 

 

As decisões do Conselho Tutelar somente poderão ser revistas:

  1. (  ) A cada dez anos pelo Ministério Público.
  2.  (  ) Pela autoridade legislativa a pedido de qualquer cidadão.
  3. (  ) Pela autoridade coatora a pedido do juiz responsável.
  4. (  ) Pela autoridade judiciária a pedido de quem tenha legítimo interesse.

 

Informática

 

 

Qual sequência de teclas usada para imprimir um documento do Microsoft Office Word.

  1. (  )  Alt+ A.
  2. (  )  Alt+E.
  3. (   ) Ctrl+P.
  1. (  ) Ctrl+ T.

 

 

 

Considere as seguintes afirmativas:

  1.         I.            Para formatar um parágrafo de um texto criado pelo Microsoft Office Word, marcamos o parágrafo a ser formatado e após clicamos com o botão direito do mouse sobre o parágrafo marcado, escolhendo a opção parágrafo.
  2.       II.             Para inserir uma planilha criada pelo Microsoft Office Excel em um texto criado pelo Microsoft Office Word, é necessário que a planilha tenha sido enviada para a área de transferência através do Microsoft Office Excel.
  3.     III.            Planilhas criadas pelo Microsoft Office Excel e inseridas em um texto criado pelo Microsoft Office Word não podem ter suas fontes (tipo e tamanho) alteradas.
  4.     IV.             Fotos inseridas em um texto criado pelo Microsoft Office Word a partir de um celular podem ser formatadas, alterando-se o tamanho e mudando a cor para tons de cinza, por exemplo.

Assinale a alternativa correta.

  1. (  ) Somente a afirmativa II é verdadeira.
  2. (  ) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
  3. (  ) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
  4. (  )  Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

 

 

 

 

Conhecimentos Gerais

 

 

A  Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) é responsável pela articulação interministerial e intersetorial das políticas de promoção e proteção aos Direitos Humanos no Brasil. Criada em 1977 dentro do Ministério da Justiça, a Secretaria recebeu status de ministério em 2003. Em 2010, a então Secretaria Especial de Direitos Humanos mudou de nome, passando a ser denominada apenas deSecretaria de Direitos Humanos. Quem é o Ministro(a) dos Direitos Humanos nomeado(a) em abril de 2015.

  1. (  ) Ideli Salvatti
  2. (  ) Pepe Vargas
  3. (  ) Jacques Wagner
  4. (  ) Nilma Lino Gomes

 

 

 

 

O IDHM (Índice do Desenvolvimento Humano Municipal) segue as mesmas característica do IDH, Global, ou seja: longevidade, educação e renda, mas vai além: adequa a metodologia global ao contexto brasileiro e à disponibilidade de indicadores nacionais. Embora meçam os mesmos fenômenos os indicadores levados em conta no IDHM são mais adequados para avaliar o desenvolvimento dos municípios brasileiros.O IDHM é acompanhado por mais de 180 indicadores socioeconômicos, que dão suporte à análise do IDHM e ampliam a compreensão dos fenômenos e dinâmicas voltados ao desenvolvimento municipal. O IDHM e os indicadores de suporte ficam reunidos no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013. Segundo estes dados o IDHM DE Otacílio Costa é:

  1. (  ) 0,74
  2. (  ) 0,63
  3. (  ) 0,51
  4. (  ) 0,45

 

 

 

 

Casa Branca e Encruzilhada,  foram algumas denominações da vila, que passou a sediar o então distrito de Otacílio Costa, que posteriormente foi criado e promulgado através de lei  pelo então presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Brás Alves e a Lei Estadual 6.059 criou o município de Otacílio Costa com terras desmembradas do município de Lages. Assinale a alternativa correta:

 

 

  1. (  )  O Município de Otacílo Costa foi criado em 10 de maio de 1982.
  2. (  )  A Lei 419, de 28 de julho de 1959  criou e promulgou o Distrito de Otacílo Costa.
  3. (  ) Apenas a alternativa “a” está correta.
  4. (  ) As alternativas “a” e “b” estão corretas.

 

 

 

 

Resolução de Caso

 

 

Lucas é um adolescente de 16 anos, foi encontrado em um bar, consumindo bebidas alcoólicas, o que fazer?

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

Uma escola aciona o Conselho Tutelar, devido a um aluno que brigou na escola, comunicando que irá pedir transferência para outro, a mãe alega que ele está sendo ameaçado, mas as outras escolas sempre dizem que não tem vaga, pois sabe que é um aluno-problema, o que fazer?

 

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

O que fazer quando do atendimento de um caso no qual o pai levou seu filho embora e não dá direito da mãe ver a criança e nem passar as festas de Natal e Páscoa, sendo que até os 09 (nove) anos de idade a mesma conviveu apenas com a mãe e o pai jamais lhe prestou qualquer auxílio.

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Redação

 

 

“As crianças quando bem cuidadas, são uma semente de paz e esperança.” (Zilda Arns Neumanns)

 

Com base nesta frase, o que se tem oferecido à criança e ao adolescente no Brasil? O que fazer para melhorar esse contexto?

 

 

Espera-se que o texto tenha 15 linhas ou mais.

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Detalhes

  • Status atual: Publicado

  • Nº do Edital: Edital 01/2015

  • Data Concurso: 29/04/2015

  • Modalidade:

Histórico