Defesa Civil de Otacílio Costa se mobiliza para enfrentar possíveis enchentes nos próximos dias

Na tarde desta quarta-feira, 04, os membros da Defesa Civil de Otacílio Costa e representantes de entidades estiveram reunidos para tratar sobre possíveis eventualidades no município, em virtude da grande quantidade de chuva prevista para os próximos dias.

A reunião aconteceu no gabinete do executivo, visando ações preventivas caso ocorra enchentes no município.

Além de representantes da Defesa Civil do Município, participaram da reunião o 2° tenente Braga, da Polícia Militar, tenente Amorim, do Corpo de Bombeiros, sargento Ênio, da Polícia Rodoviária Estadual, Beatriz Mesquita, interventora do Hospital Santa Clara, Eliane Cristina Ortiz, chefe do Juizado Especial da Comarca de Otacílio Costa, Silvio Dantas, delegado da Policia Civil, Luiz Carlos Marchiori, chefe de Gabinete, e secretários municipais.

Conforme Nivaldo Felisbino, coordenador da Defesa Civil Municipal, o GRAC – Grupo de Ações Coordenadas – que é acionado quando existe alguma situação de emergência, devido à previsão de fortes chuvas que poderá provocar alagamentos na cidade, já foi acionado.

“A Defesa Civil está adiantando-se para proteger a população e minimizar os possíveis danos causados pelas fortes chuvas previstas a partir de sexta-feira, que podem atingir um acumulado de 200 milímetros de chuva”, afirmou Felisbino.

Segundo ele, a equipe está mobilizada e pronta para agir de forma rápida e eficiente no auxílio aos afetados pela possível enchente.

“Além disso, estamos realizando um levantamento minucioso para identificar possíveis pontos de abrigo e garantir a segurança da população que precisar deixar suas residências”, disse.

Conforme ele, é importante ressaltar que a ação preventiva realizada pela Defesa Civil é fundamental para enfrentar situações como essas.
“As antecipações das medidas de proteção podem salvar vidas e evitar prejuízos materiais significativos. Também é necessário que a população colabore nesse momento crítico, seguindo as orientações dos órgãos responsáveis e buscando abrigo em locais seguros quando necessário”, orientou o coordenador, finalizando: “Tenho uma avaliação muito positiva, pois todas as entidades que se fizeram presentes na reunião estão engajadas a ajudar nessa situação de possível enchente em Otacílio Costa, não queremos que isso aconteça, mas hoje, por exemplo, choveu 90 milímetros em 12 horas e a previsão é de mais de 200 milímetros nos próximos três dias, então, infelizmente, está se concretizando o que a gente não quer”, encerrou Felisbino.