Doe e Troque, no bairro Fátima, já funciona como uma extensão do CRAS
Foi implantado na segunda-feira, 20, no Centro Social Doe e Troque, no bairro Fátima, uma extensão do CRAS, oferecendo alguns serviços ofertados no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, entre eles, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, duas importantes políticas públicas do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
Conforme Cleunice Aparecida de Souza, a “Nice”, Secretária de Assistência Social de Otacílio Costa, a finalidade é estabelecer o vínculo entre as equipes e a comunidade, equipes e famílias, para buscar o melhor entendimento das suas vulnerabilidades.
De acordo com ela, a política de Assistência Social, ao longo dos anos, tem realizado notáveis mudanças nas formas de atendimento à população que dela necessita, além de muitas transformações positivas no seu formato. “O Sistema Único de Assistência Social – SUAS – tem se mostrado um sistema capaz de organizar a política de Assistência Social, de forma que os serviços, programas, projetos e outras ações se complementem, proporcionado integralidade no atendimento”, disse a Secretária.
Para ela, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF – é um exemplo dessa mudança. A sua configuração foi modificada, no sentido de funcionar conforme as necessidades das famílias, que são público alvo da política de Assistência Social. Outro serviço da Proteção Social Básica, o SCFV, também foi alvo de reordenamento objetivando sempre um atendimento eficiente.
“Uma dessas mudanças é o desenvolvimento do trabalho social com famílias, através de oficinas e grupos de pessoas, realizados pelo PAIF e SCFV, respectivamente, de acordo com os critérios de cada serviço”, ponderou Nice, afirmando que a intenção é disponibilizar esses serviços em todos os bairros da cidade nos próximos meses. “A nossa intenção é fazer a diferença na sociedade”, finalizou.