Otacílio Costa terá infraestrutura para instalação de tecnologia 5G

O município de Otacílio Costa, na Serra Catarinense, está apto para receber a infraestrutura para a instalação da quinta geração de redes móveis, o chamado 5G.  A liberação, por parte do Ministério das Comunicações, aconteceu na última segunda-feira, 27.

Em Santa Catarina foram 17 cidades autorizadas, além de Otacílio Costa, estão aptas as cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Bocaina do Sul, Camboriú, Capão Alto, Chapecó, Cocal do Sul, Criciúma, Guabiruba, Guatambu, Ilhota, Lages, Luiz Alves, Palmeira, Presidente Nereu e São João do Itaperiú.

O Prefeito Fabiano Baldessar de Souza recebeu a notícia com alegria. “É mais um passo importante para o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade, pois as novas tecnologias contribuem para a melhoria da qualidade de vida de nossa gente”, avaliou.

No Brasil, 682 municípios já efetuaram a limpeza da Faixa de 3,5 GHz e estão aptas a implementar o serviço. A estimativa é de que ao final deste semestre, cerca de 1,6 mil cidades já tenham sido liberadas para receber a infraestrutura da rede 5G.

“Estamos acompanhando esse processo de liberação da faixa para o 5G e a implementação da tecnologia em todo o país. Temos avançado na discussão para que as operadoras possam oferecer este serviço o mais rápido possível e com qualidade. Dessa forma, conseguiremos promover cada vez mais uma inclusão digital digna a todos os cidadãos”, destacou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Liberação do sinal ainda depende do interesse das operadoras de telefonia

A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nos municípios.

De acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora de serviços (operadoras de telefonia).