Campanha de Recolhimento de Pneus começa no dia 27 de março, em Otacílio Costa

Tem início na segunda-feira, 27 de março, e se estende até o dia 28 de abril, a Campanha de Recolhimento de Pneus 2023, ação promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Urbanos.
O local de entrega será no Centro ambiental Anilto Xavier, no horário das 13 às 18 horas.
Serão recebidos pneus inteiros de veículos de passeio, caminhões, ônibus, moto e bicicleta.
Pneus inservíveis de tratores e linha amarela (carregadeira, motoniveladora e outros) não serão recolhidos.
De acordo com Rosana da Cruz, Gerente de Fomento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Urbanos, a finalidade da Campanha é promover o recolhimento de pneus velhos, dar uma destinação ambientalmente correta e combater a dengue. “A campanha visa disponibilizar à população um ponto de entrega de pneus, que não possuem mais vida útil”, disse Rosana.
Conforme o Secretário do Meio Ambiente, Luiz Fernando Ramos de Souza, o “Guaxe”, quando o descarte de um pneu é feito da forma errada ele se torna um problema para o meio ambiente, pois pode demorar 600 anos para se decompor no meio ambiente. “Além disso, este processo pode causar contaminação do solo e da área onde o objeto se encontra, pondo em risco a vida de animais que consumam água ou comida afetada pelos químicos. Se forem queimados, o material solta gases tóxicos que poluem o ar. Sem contar que pneus podem acumular água, tornando-se criadores do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e da Chikungunya”, destacou o Secretário.
Luiz Fernando orienta a população para, preferencialmente, realizar a contabilização por tamanho dos pneus a serem entregues. Em caso de quantitativo superior a 20, contatar, previamente, a Secretaria de Meio Ambiente pelo fone (49) 3275-1943.
“É crime ambiental qualquer desvio de pneus inservíveis que não seja para ambientes licenciados, ou seja, não é permitido construir muro de arrimo, açudes, bueiros, entre outros. Estas ações são crimes ambientais e são passíveis de notificações e autos de infração ambiental”, alertou.

Objetivo é promover a conscientização e o envolvimento da população
Para o Programa Penso, logo destino, parceiro da Ação, o objetivo é promover a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa. Para isso, atua como o mediador entre os comerciantes, administração municipal e população para o descarte adequado dos resíduos, e as entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido.
A Campanha de Recolhimento de Pneus tem a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Departamento do Meio Ambiente e Programa da dengue, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA e Programa Penso, Logo Destino.
“Art. 15. É vedada a disposição final de pneus no meio ambiente, tais como o abandono ou lançamento em corpos de água, terrenos baldios ou alagadiços, a disposição em aterros sanitários e a queima a céu aberto.” (BRASIL, 2009).