Iniciadas as ações do Programa Saúde na Escola em Otacílio Costa

A Prefeitura de Otacílio Costa, iniciou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Programa Saúde na Escola 2024.

Nesse mês de abril foi iniciado as atividades nas escolas para os alunos de 1º ao 5º ano onde serão realizadas palestras, ministradas pelos enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde e pelos agentes de endemias, com foco no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Entre os dias 03 a 10 já foram realizadas quinze palestras educativas nas escolas públicas. A equipe de saúde estima atingir em torno de mil crianças da rede pública de educação.

De acordo com a enfermeira Janaina Oselame, estas ações são realizadas durante todo o ano letivo, nas escolas da rede municipal e estadual de educação.
“As atividades serão divididas de acordo com temas e faixa etária, sendo que neste ano os assuntos abordados pela saúde estão a mobilização para ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, atualização vacinal de crianças e adolescentes, ações de prevenção ao uso do álcool, tabaco, crack e outras drogas, ações relacionadas à promoção de saúde mental e prevenção da violência, prevenção da gravidez na adolescência e às infecções Sexualmente transmissíveis/HIV/AIDS”, destacou a enfermeira.

O que é o PSE?

O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007, e é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação que tem a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio da articulação entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e dos profissionais da educação.

Dessa forma, as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação básica pública se unem para promover saúde e educação integral, fortalecendo as ações de enfrentamento de vulnerabilidades, ampliando o acesso aos serviços de saúde e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes.

O PSE é, portanto, uma estratégia de integração permanente da Saúde e Educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras e tem como objetivo o desenvolvimento da formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.