Alunos dos sétimos anos, da Rede Municipal de Ensino, participam do Programa Defesa Civil na Escola

A Administração Municipal, através da Defesa Civil de Otacílio Costa, realizou na terça-feira, 13, juntamente com representantes da Defesa Civil Regional, a entrega dos kits do Programa Defesa Civil na Escola para os alunos dos sétimos anos das escolas Marechal Rondon , Pedro Álvares Cabral e Adilha Matias Farias, contemplando 100% da rede Municipal de Ensino do Município.
O Kit entregue é composto de livro apostila para todos alunos e professores, cartilhas para os alunos e uma placa para identificar que a escola participa do Programa Defesa Civil nas Escolas.
Já numa segunda etapa as escolas receberão o mascote do programa, bem como colete para os professores e mochilas para os alunos participantes, além disso, no final do ano ocorre a formatura dos envolvidos.
O Programa Defesa Civil na Escola, conforme o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Nivaldo Felisbino, se trata de um programa extra curricular que alia teoria e prática, ensino e aprendizagem, participação, lucidade, criatividade e inovação contribuindo na preparação de cidadãos mais resilientes, contemplando todos os alunos dos sétimos anos.
“Essa ação capacita alunos e professores, possibilitando a participação compartilhada e eficaz em eventuais possibilidades de riscos e desastres em nosso município, pois o programa promove ações que buscam ampliar a resiliência nas comunidades com a redução de danos, prevenção, mitigação e preparação dos estudantes. Os conhecimentos repassados ampliam a percepção de risco e capacitam os participantes para agir de forma correta durante um evento adverso, ressaltou Felisbino.

O QUE É O PROGRAMA DEFESA CIVIL NA ESCOLA
O programa Defesa Civil na Escola é uma proposta criada pela Defesa Civil de Santa Catarina visando promover ações que ampliem a resiliência nas comunidades, nos estudantes, na população frente a ocorrência de eventos adversos.
É um instrumento de ação para a redução da vulnerabilidade, tanto de cenários quanto de sujeitos, atuando na redução de danos, na prevenção, na mitigação e na preparação por meio de estudos básicos sobre gestão de riscos e gestão de desastres, cidadania, meio ambiente e segurança global.
A Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC), Lei 12.698 de 2012, tem em seus principais preceitos a AUTOPROTEÇÃO e o programa Defesa Civil na Escola é uma forma de assegurar o cumprimento da referida legislação.
O Programa Defesa Civil na Escola alia teoria e prática, ensino e aprendizagem, participação, ludicidade, criatividade e inovação contribuindo na preparação de cidadãos mais resilientes.