Secretaria de Agricultura promove curso de formação profissional rural a colaboradores visando a preparação de silagem de milho que serve de reserva alimentar para animais

A Prefeitura de Otacílio Costa através da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Sindicato Rural de Otacílio Costa, promoveram curso de formação profissional a colaboradores da secretaria de agricultura no dia 9 de fevereiro.

A capacitação serviu para capacitar os colaboradores e preparar as máquinas e equipamentos durante o processo de ensilagem que serve de reserva de alimento para os animais.

A secretaria de agricultura disponibiliza aos agricultores máquinas e equipamentos além da mão de obra qualificada aos produtores ruais, e por isso a qualificação da prestação de serviços e essencial para que possibilite um maior aproveitamento da produção durante o processo da ensilagem.

A demanda de máquinas e equipamentos devido ao grande número de produtores nesta época e grande, e todo o conhecimento por parte das equipes nos trabalhos de colheita faz a diferença, trazendo assim mais segurança no atendimento e na colheita do milho no tempo certo e consequentemente bons resultados ao agricultor.

O curso de formação profissional rural foi ministrado pelo instrutor do SENAR – Pablo Zanella e a estagiária Natália Louise Rodrigues. Pablo relatou da importância do curso visando a preparação do processo da ensilagem que visa a reserva de alimento para os animais.

O secretário de Agricultura Luiz Carlos de Oliveira ressalta que o propósito se dá, tendo em vista o início de preparação da silagem da safra 2022/23, e pensando nisso o intuito do curso e capacitar os operadores de máquinas da secretaria de agricultura e entregar aos agricultores o melhor resultado da colheita de milho e consequentemente uma melhor silagem proporcionando assim uma rentabilidade melhor no processo final.

Luiz ressaltou também as aquisições de mais de 50 implementos agrícolas novos em 2022, entre eles 4 ensiladeiras novas o que mostra o grande comprometimento em levar aos nossos agricultores o melhor serviço e resultado possível para o agricultor. “Nós temos uma grande equipe de profissionais e isso faz a diferença” Concluiu Luiz (Secretário de Agricultura).

O prefeito Fabiano Balsessar de Souza se fez presente e elogiou os trabalhos realizados pela secretaria de agricultura comandada pelo secretário Luiz e toda a sua equipe, Lembrou do desafio no início da gestão em que recebemos os equipamentos em má situação e muitos deles sucateados, mais com a experiência do secretário Luiz que nos trouxe um relatório completo da situação de máquinas e também dos equipamentos agrícolas, não tivemos dúvidas e fomos atrás dos recursos necessários e renovamos por completo todo o equipamento para dar suporte aos nossos agricultores.  Mais de 50 equipamentos já foram adquiridos e estamos em busca de muito mais para melhor atender o nosso produtor rural.

Por fim o prefeito Fabiano agradeceu ao Senhor Luiz Daboite que gentilmente cedeu sua propriedade para a realização do curso, e que se colocou à disposição da secretaria de agricultura nos que for preciso.