Segunda edição do Concurso Recriando conta com a participação de nove trabalhos
Idealizado pela Fundação Municipal de Cultura, o concurso Recriando tem como objetivo principal incentivar a criação de brinquedos feitos com materiais alternativos, contribuindo com a conscientização ecológica, estimulando o aproveitamento de sobras ou materiais inservíveis.
A apresentação dos trabalhos à comunidade ocorreu nesta quarta-feira, 4, no Auditório da Escola de Educação Básica Elza Deeke.
De um total de 20 inscrições, 9 projetos foram validados e estão aptos a concorrer nas categorias educativo e eletrônico.
O resultado final dos vencedores será divulgado na quinta-feira, 5.
Além dos prêmios, os participantes recebem certificados de participação e medalhas.
Conforme Oneide Farias, Superintendente da Fundação de Cultura, o projeto foi aberto a todos os estabelecimentos de ensino das redes estadual, municipal e particular, para alunos com idade entre 9 e 16 anos.
“Durante a semana, representantes do projeto visitaram diversas escolas participantes, onde tiveram a oportunidade de conhecer e valorizar os brinquedos confeccionados pelos estudantes a partir de materiais reciclados”, comentou.
Uma importante característica do projeto Recriando, conforme ela, é que esses brinquedos são feitos em conjunto pelas famílias, estimulando a união e a criatividade dentro do lar.
“Dentre os brinquedos produzidos, foi possível observar a diversidade de ideias e o uso inventivo dos materiais disponíveis. Desde carrinhos e bonecas até jogos de tabuleiro, cada objeto tinha sua singularidade, expressando o esforço conjunto para recriar algo novo a partir de materiais descartados”, finalizou Oneide Farias.