Seminário irá contribuir para o aumento da produtividade e rentabilidade de grãos em Otacílio Costa

Promover a discussão e capacitação técnica de produtores rurais na busca de soluções para problemas de manejo na condução das lavouras visando o aumento da produtividade e rentabilidade da produção de grãos. Este é o objetivo do Seminário “Manejo para Altos Rendimentos na PRODUÇÃO DE GRÃOS, promovido pela Epagri e Prefeitura Municipal, na quinta-feira, 24 de agosto, das 8h às 16h, na Sede da AEROC, na localidade de Vila Aparecida, em Otacílio Costa. O evento é direcionado para produtores rurais locais e de municípios vizinhos que desenvolvem atividades agrícolas de produção de grãos, principalmente nas culturas de soja, milho e trigo, independente do porte da atividade, assim como para técnicos e lideranças rurais relacionadas ao meio rural. A organização espera contar com um público entre 150 a 200 pessoas. Conforme Murilo Pereira da Silva Nunes, Engenheiro Agronômo da Epagri de Otacílio Costa, a programação está sendo organizada, porém pode adiantar que os palestrantes convidados possuem reconhecida e idônea capacidade técnica e de conhecimentos na temática a ser abordada. “São profissionais que estão frente as principais instituições de pesquisa, extensão e produção do cenário Agrícola nacional”, disse.As inscrições antecipadas e maiores informações podem ser obtidas na Epagri, escritório de Otacílio Costa, e Secretaria Municipal de Agricultura, ambos anexo ao prédio da Prefeitura Municipal de Otacílio Costa. Celular/Whats: (49) 99991-1441 – Murilo, (49) 99142-2138 – Alessandra e (49) 99138-9950 – Luizinho. A produção de grãos nos últimos 10 anos em Otacílio Costa, Região Serrana e SCNa última década, a área plantada com milho e soja em Santa Catarina aumentou a uma taxa média de 1,5% ao ano, estimando-se uma área cultivada de 1,14 milhões de hectares com estas culturas na safra 2022/23.Nesta região do Planalto Sul Catarinense, que compreende os dezoito municípios, e no mesmo período, o aumento na área cultivada com estas culturas foi bem mais significativo, atingindo 48% de aumento, ou seja, um incremento anual médio de 4,8%, com mais de 115 mil hectares cultivados (estimativa Epagri/Cepa para a safra 2022/23).A área cultivada em Otacílio Costa também acompanhou esse movimento – com aproximadamente 56% de evolução no período – contribuindo com mais de 10% da área total regional. Estima-se que Otacílio Costa conta, atualmente, com mais de 15 mil hectares de áreas plantadas em grãos.“Esses números demonstram a importância socioeconômica que o cultivo de grãos alcançou na região, principalmente em nosso município, o que justifica também os investimentos feitos pelo setor público e privado nessa gestão, melhorando o fornecimento de energia trifásica para as empresas ampliarem, dobrando praticamente a capacidade de armazenamento e beneficiamento de grãos para melhor atender os produtores locais”, destacou o Secretário Municipal de Agricultura, Luiz Carlos Oliveira.O Prefeito Fabiano Baldessar de Souza destaca a importância da participação dos produtores rurais. “Será um evento muito importante para o nosso setor agrícola, já crescemos fortemente nesse setor, de 2008 até os dias atuais passamos de 800 hectares para 15 mil hectares de lavoura, já somos uma referência na região, e, com esses incentivos, a expectativa é que nosso município continue crescendo fortemente na produção de grãos”, declarou o prefeito otaciliense.