Conferência Municipal de Saúde será realizada no dia 24 de março em Otacílio Costa
”Garantir Direitos e Defender o SUS, a vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Esse é o tema da 9ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece no dia 24 de março, das 13 às 19 horas, no Centro de Convivência dos Idosos, em Otacílio Costa.
A organização espera a participação de mais de 100 pessoas no evento, que promove a garantia dos direitos dos cidãos, defende o SUS, a vida e a democracia.
Na ocasião, conforme a Secretária Municipal de Saúde, Daniela Lemos Bianchini,serão discutidos vários assuntos para assegurar a melhoria do SUS em todas as esferas. “É o momento de contribuir com suas ideias, saber os seus direitos, fazer questionamentos, tudo isso para melhorar o atendimento no SUS”, observou a Secretária.
O evento contará com uma programação bastante ampla, incluindo uma palestra, tendo como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a vida e a Democracia”, ministrada pela Enfermeira Coordenadora Regional da Atenção Primária à Saúde e Programa de Controle do Tabagismo e Tutora Regional do Planifica SUS Serra Catarinense, Roseni Terezinha Firmino.
De acordo com Daniela, podem participar da ConferênciaUsuários do SUS (Comunidade em geral), Trabalhadores e Gestores de saúde, Prestadores de serviços do SUS, bem como movimentos sociais e Instituições da sociedade.
A Conferência de Saúde é uma grande reunião realizada a cada quatro anos e conta com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipais, estaduais e federal.
A conferência é convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, pelo Conselho de Saúde. As Conferências de Saúde são espaços democráticos de construção da política de Saúde, portanto é o local onde o povo manifesta, orienta e decide os rumos da saúde. Esta grande reunião envolve o governo, os profissionais de saúde, os prestadores e os cidadãos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.