Após 10 anos, Hospital Santa Clara, em Otacílio Costa, reabre Centro Cirúrgico

Um evento na manhã desta quinta-feira, 16, tendo como anfitriões o prefeito municipal, Fabiano Baldessar de Souza, e a interventora do Hospital Santa Clara, Beatriz Mesquita, marcou a reinauguração do Centro Cirúrgico da referida unidade hospitalar, em Otacílio Costa.
Estavam presentes autoridades e lideranças locais e regionais, além da imprensa. Destaque para as presenças da prefeita de Palmeira, Fernanda Córdova, o presidente da Câmara, Fernando Souza, assessor da Secretária de Estado de Saúde, Ronaldo Duarte, e a Secretária Municipal de Saúde, Daniela Lemos Bianchini.
O valor total do investimento se aproxima de 1 milhão de reais, recursos oriundos Governo do Estado e através de convênios com a Prefeitura Municipal de Otacílio Costa, Klabin e por meio de ações beneficentes, além de recursos próprios do hospital.
O novo Centro Cirúrgico, que reabre suas portas após 10 anos fechado, tem capacidade máxima para realizar até 10 cirurgias eletivas de média complexidade por dia, porém tudo depende da demanda e disponibilidade de profissionais, como cirurgiões e anestesista.
“Além de ser muito importante para a melhoria da saúde local e regional, o novo empreendimento contribuirá para aumentar a arrecadação financeira do hospital”, comentou a interventora Beatriz Mesquita.
Conforme ela, a revitalização do Centro Cirúrgico contou com a realização de diversos reparos em toda a estrutura interna. “Toda a estrutura passou por melhorias, foi feito a troca de toda parte elétrica para atender a necessidade dos novos aparelhos, onde 90% dos equipamentos são novos, além disso, foram feitas adequações na instalação da rede de gás (oxigênio), aquisição de móveis sob-medida, dentre outros melhoramentos”, relatou Beatriz.
As cirurgias que serão feitas no Hospital Santa Clara podem ser realizadas através do SUS, convênios e também de forma particular, e podem ter início assim que sair a contratualização com o Estado, para cirurgias pelo SUS, e o credenciamento com convênios, a exemplo da Unimed e SC Saúde.

Uma conquista para a saúde de Otacílio Costa e Região

Esse foi a frase utilizada pelo prefeito Fabiano Baldessar de Souza ao se referir a reabertura da nova ala cirúrgica do Hospital Santa Clara. “É um dia para se comemorar, trata-se de um feito marcante para a saúde de nosso município de Otacílio Costa. É um ganho para a nossa população, mas um grande passo para a consolidação do nosso Hospital Santa Clara, pois através desses procedimentos poderá aumentar a sua receita financeira. Quero agradecer e parabenizar a Beatriz, pelo belo trabalho que vem realizando no comando do hospital, ao senhor Célio Erthal, pela maestria como conduz as finanças da unidade hospitalar, bem como todos os demais colaboradores do Santa Clara. Todos tiveram papel importante nesse processo. Agradecer a equipe da Administração pela importante contribuição, cito aqui a procuradora do município, Luciana Paes, e a todos, que de uma forma ou de outra, tiveram sua contribuição nessa conquista”, declarou o prefeito.