Autismo foi tema de evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação em Otacílio Costa

Proporcionar um momento de acolhimento e troca de saberes entre profissionais e familiares das crianças e adolescentes que estudam na rede municipal de ensino e que tem o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista – TEA. Esse foi o objetivo do 1º TEAcolhe – Otacílio Costa, evento realizado nos dias 02, 03 e 04 de abril, pela Secretaria Municipal de Educação de Otacílio Costa, por intermédio da Coordenadora da Educação Especial, Angélica Rosa, juntamente com as equipes gestoras e profissionais das unidades escolares da rede municipal de ensino.

O evento aconteceu nos três dias para que se pudesse contemplar todos os familiares e tornar possível o momento da roda de conversa. A ideia inicial do TEAcolhe partiu das professoras que trabalham nas salas de Atendimento Educacional Especializado – AEE, nas unidades de ensino fundamental – Márcia, Sandra Maria, Ana Paula e Mônica –  e foi compartilhada com as gestoras da educação infantil que também aderiram ao movimento.

“A finalidade das rodas de conversa sobre o autismo foi o de envolver toda a comunidade na busca por mais visibilidade e conhecimento sobre o transtorno, menos preconceito, mais respeito e mais inclusão”, comentou Angélica Rosa.

Aproximadamente 140 pessoas participaram do evento, entre gestores, professores, familiares, funcionários e representantes do Centro de Atendimento Educacional – CAE.

“Foi muito gratificante poder esclarecer algumas dúvidas sobre o TEA, ouvir os familiares em seus depoimentos e também agradecimentos ao trabalho que está sendo desenvolvido e principalmente em poder dizer aos envolvidos na nossa comunidade escolar que eles não estão sozinhos, que a inclusão e o respeito pela diversidade também é uma causa da SME e que todos podem contar com nosso apoio e nosso trabalho”, destacou ela.

Atividades foram realizadas no dia da Conscientização do Autismo

Além do encontro com as famílias, as escolas realizaram no dia 02/04, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, várias atividades voltadas para o acolhimento dos alunos com autismo e também para a promoção do respeito pela diversidade nas unidades escolares.

A Secretaria Municipal de Educação também estará realizando na próxima semana, um trabalho de formação continuada, com os profissionais da educação infantil.

O objetivo da formação, que será realizada pela equipe do CAE, com apoio da Coordenadora da Educação Especial, nos dia 08/09 e 10 de abril, é proporcionar um momento de ampliação do conhecimento voltado ao desenvolvimento infantil, com foco mais específico em comportamento típico e atípico.