Saúde na Estrada resultou em 546 atendimentos em Otacílio Costa

O caminhão do Programa Saúde na Estrada, da Rede de Postos Ipiranga, esteve em Otacílio Costa na quarta-feira, 22.
O atendimento aconteceu durante todo o dia nas imediações do Posto Zambonato, no perímetro urbano da SC 114.
A ação, que visou a prevenção da saúde das pessoas, contou com a parceria dos Postos Zambonato, dos empresários Ciro e Paulo Zambonato, e da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, que disponibilizou os profissionais de saúde para prestar o atendimento aos participantes.
Ao todo, foram registados 546 atendimentos, sendo 129 Bioimpedâncias, 105 Teste Adam Robô, 85 Testes Rápidos de HIV, 85 Testes Rápidos de Sífilis, 85 Testes Rápidos de Hepatite B, 85 Testes Rápidos de Hepatite C, 80 Testes Rápidos de PSA, 10 Doses de Vacinas do Calendário Adulto, 83 Massagens e 24 Cortes de Cabelo.
O prefeito Fabiano Baldessar, que esteve no local para realizar os exames, enalteceu a iniciativa por parte da direção dos Postos Zambonato e destacou o trabalho da equipe de saúde. “Esse tipo de ação é muito importante, pois contribui com a promoção e prevenção da saúde dos otacilienses e demais pessoas que passaram pelo local, quero, aqui, parabenizar os meus amigos, os irmãos Paulo e Ciro Zambonato, pela iniciativa, e também evidenciar o trabalho diferenciado das 22 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que prestaram o serviço de atendimento, atendendo um pedido especial do secretário de saúde, Jean Valente, nessa pela parceria formada para promover ainda mais à saúde e o bem-estar em nosso município”, ressaltou o prefeito.
Os irmãos Ciro e Paulo Zambonato, bastante felizes com o resultado, agradecem cada pessoa que aproveitou a oportunidade para fazer uma checagem em sua saúde. Os irmãos também demostram gratidão pela parceria formada com a Secretaria Municipal de Saúde e Polícia Militar. “Estamos muito satisfeitos em poder contribuir com a nossa comunidade, agradecemos de coração a parceria com a Secretaria de Saúde, na pessoa do secretário Jean Valente, agradecemos o prefeito Fabiano Baldessar, que esteve conosco, e a Polícia Militar, que foi responsável pelo cuidado com o trânsito. Por fim, agradecemos todos os participantes que aproveitaram o Programa Saúde na Estrada para realizar os procedimentos de saúde, gratuitamente, somos gratos a todos”, afirmaram.

O que é o Saúde na Estrada
O Programa Saúde na Estrada, maior iniciativa itinerante de saúde, coleciona números expressivos em seus mais de 16 anos de atuação. Foram realizados 1.550 eventos, mais de 650 mil atendimentos em 22 estados e 200 municípios, além de envolver 52 mil profissionais voluntários da área da saúde. Durante a pandemia, houve distribuição de kits de higiene, realização de testes rápidos e aplicação de vacinas. Ainda na pandemia, a Ipiranga, por meio do Saúde na Estrada, ofereceu cerca de 4 milhões de refeições em uma ação de troca do Km de Vantagens Caminhoneiro.
O Saúde na Estrada oferece exames com foco no checkup básico de saúde, como oximetria (oxigenação no sangue); temperatura corporal; pressão arterial, batimentos cardíacos, além de glicemia (nível de açúcar no sangue), bioimpedância (avalia a composição corporal para determinar o estado nutricional) e acuidade visual. O público poderá realizar também testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C.
Por meio de parcerias com as secretarias municipais de saúde, são aplicadas vacinas para H1N1, covid-19, tétano, hepatite B, febre amarela e tríplice viral.
No “espaço zen”, estarão disponíveis cadeiras de massagem automáticas. Já na área da carreta dedicada a treinamentos.