Município de Otacílio Costa assina contrato com a usina de asfalto para pavimentação da Avenida Olinkraft
O prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar assinou na manhã desta terça-feira, 28, um dos primeiros contratos de compra de insumos da Usina de Asfalto da Serra Catarinense.
A formalização do contrato no valor de R$ 3 milhões, aconteceu na assembleia de prefeitos no parque do Conta Dinheiro, em Lages.
A economia propiciada pela usina dos municípios, pode chegar até 40% do custo médio do valor praticado pelo mercado.
Pelos cálculos do mercado, o custo da tonelada de asfalto oscila na faixa de R$ 750 mil e pela usina da Serra Catarinense, esse valor baixa para algo em torno de R$ 450 mil. Com isso, o custo de uma obra com extensão de mil metros, pode render até 1.400 metros de asfalto.
O prefeito Fabiano Baldessar disse que a usina é uma conquista importante de todos os municípios. “Em Otacílio vamos investir na recuperação da Avenida Olinkrafit, no Centro Comercial Pinheiros, com recapeamento de toda extensão. Temos contrato com a Casan e agora através desse convênio com o Cisama, será possível fazer mais com menos”, declarou Baldessar.
O presidente do Cisama, prefeito de São Joaquim Giovani Nunes, lembrou que a usina era um anseio dos prefeitos e hoje se tornou realidade. “O que as pessoas precisam entender é que são etapas e no setor público, temos de cumprir cada uma. Desde os licenciamentos até a efetiva liberação de recursos para que a usina passe a operar. Hoje ela já tem demanda e acredito que vai ganhar corpo com novos contratos pelos municípios”, explicou Giovani Nunes.
A usina está instalada em terreno cedido pela Prefeitura de Lages, no Loteamento Novo Sul, no bairro Ferrovia. Com uma estrutura moderna, é capaz de produzir 800 toneladas de asfalto por dia.
O presidente da Amures, prefeito de Anita Garibaldi João Cidinei da Silva, disse que o sonho da usina de asfalto consorciada está se materializando. “Esse projeto foi algo que sonhamos juntos e será um legado que deixaremos aos futuros gestores dos municípios”.