Prefeito Fabiano visita a Usina de Pavimentação Asfáltica da Amures

Na terça-feira, 26, o prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar de Souza, juntamente com os demais prefeitos da Amures, estiveram realizando uma visita na nova Usina de Asfalto da Serra Catarinense, que contou com a parceria dos 18 municípios integrantes da Associação.

A usina está localizada no Loteamento Novo Sul, bairro Ferrovia, em terreno cedido pela prefeitura de Lages pelo prazo de concessão de uso de 20 anos, podendo ser renovado.

A boa notícia é que o empreendimento inicia operação técnica em uma semana, com produção de asfalto para recapear a rua João José Godinho, no bairro Frei Rogério, em Lages.

Nesta primeira operação, a unidade deverá produzir mais de 1.500 toneladas de asfalto, em que serão calibrados os equipamentos e componentes.

A usina, terceira do gênero em Santa Catarina, teve investimento superior a R$ 10 milhões, com recursos do programa SC+Asfalto, do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) e contrapartida dos municípios.

“A usina é a realização de um sonho de todos os municípios da Serra Catarinense, pois todos serão contemplados, inclusive o nosso município. Através da usina teremos asfalto com preço bem mais acessível, facilitando a pavimentação e recapeamento de nossa malha viária. A economia será bastante significativa”, pontuou Baldessar, dizendo que Otacílio Costa já está na fila de espera para poder contar com o benefício.

As demandas serão atendidas mediante projeto de engenharia e disponibilidade de recursos financeiros dos municípios interessados.

Estrutura de alto nível

A usina de asfalto possui queimador com acionamento automático; elevador de arraste; silo de massa pronta de 1 m³; sistema de controle automático total via supervisório ou manual e dentre outros recursos; e cabine de comando climatizada.

A capacidade de produção é de 120 toneladas de asfalto por hora. Com os custos reduzidos nos serviços de pavimentação asfáltica de acessos e vias rurais e urbanas, a economia poderá chegar a 35%.