IBGE inicia entrevistas domiciliares a partir da próxima semana

IBGE inicia entrevistas domiciliares a partir da próxima semana

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa, a partir da próxima segunda-feira, 1°, as visitas domiciliares para a coleta das informações que farão parte do Censo 2022. O objetivo é oferecer um retrato da população brasileira e suas condições domiciliares. São estas informações que subsidiam políticas públicas e decisões de governos relacionadas com a alocação de recursos financeiros.

Normalmente realizado a cada 10 anos, esta edição do Censo precisou ser adiada duas vezes. A primeira em função da pandemia da Covid-19 e, depois, por dificuldades orçamentárias. Em Otacílio Costa, os oito recenseadores que vão atuar na cidade, com os três que atuarão em Palmeira, receberam, na última sexta-feira,22, o treinamento para atuarem junto à população.

“Atender ao censo e responder ao questionário é a única forma de gerar um “retrato” da realidade de cada região, estado, até de cada bairro. No questionário são tratadas questões como mortalidade infantil, escolaridade, questões de qualidade de vida e condições dos domicílios que serão recenseados. Através do censo todas as necessidades serão retratadas da forma mais fiel possível, para poderem ser combatidas com políticas públicas”, explica Pedro Ramos Cordova Pisseti, 23 anos, Agente Censitário Municipal e responsável pelo posto de coletas de Otacílio Costa.

Ele salienta que a atuação do IBGE não é partidária, sendo uma pesquisa importante para servir à população, não a políticos de qualquer partido.

 

Em Otacílio Costa ainda há vaga para recenseadores

 

Com prazo para coleta das informações fixado para dezembro, Pedro salientou que ainda há vagas para atuar como recenseador em Otacílio Costa. Das 17 vagas para a posição, apenas oito estão preenchidas até o momento, fato que pode, inclusive, impactar no cumprimento do prazo inicial. “O principal é que todos os domicílios sejam recenseados, logo, esse número menor de recenseadores pode afetar, sim, e atrasar a coleta”, explicou.

Interessados em participar do processo podem comparecer ao posto de coleta do IBGE, na sala 02 da Praça Victor Konder de Wertarp, em horário comercial, para se candidatar à vaga. “A jornada de trabalho é feita conforme o recenseador, sendo a orientação buscar horários em que se encontra a maioria dos moradores nos domicílios, podendo inclusive sair de casa direto para o setor de coleta”, explica.

O salário é por produtividade, e o IBGE, paga ajuda de custo para deslocamento, conforme a distância entre a residência do recenseador e o setor que estará trabalhando. Além dos oito recenseadores, atuam em Otacílio Costa dois supervisores e o próprio Pedro, responsável pelas equipes que vão recensear todos os domicílios de Otacílio Costa e Palmeira.

Para evitar golpes e garantir que cada família receba os recenseadores devidamente, Pedro explicou que todos os envolvidos são identificados através do colete Azul Marinho, com a logomarca do IBGE, e devem portar a credencial, com nome e número de matrícula, que pode ser confirmada através do site do órgão. Além da identificação, os agentes andam com Dispositivo Móvel de Coleta, também na cor azul, característica do IBGE.