Otaciliense fica entre os melhores em competição de xadrez estadual

O otaciliense Cristian Emanoel da Silva, 13 anos, morador do bairro Igaras, participou no último sábado, 12, em Braço do Norte, da 6ª etapa do Circuito Catarinense Fort Atacadista de Xadrez Rápido, evento promovido pela Federação Catarinense de Xadrez.
O aluno do 8º ano da Escola Fazenda Olinkraft terminou em 5⁰ Lugar na categoria Sub 14 e em 7⁰ Lugar no Geral Escolar.
“Este resultado representa muito para o Cristian, pois ele aprendeu xadrez sozinho há 8 meses na escola Fazenda Olinkraft”, comentou o pai Márcio Dener da Silva.
Com o apoio do professor Carlinhos Costa, da Escola Fazenda Olinkraft, disputou e foi campeão dos Jogos Escolares Municipal. Depois disso, foi convidado para participar do primeiro torneio, o Circuito Catarinense, sediado em Lages, em seguida recebeu o convite para integrar a equipe do Lages Xadrez Clube.
“O professor do Lages ficou impressionado com seu ótimo desempenho, por obter suas primeiras vitórias no circuito jogando contra enxadristas experientes. Realmente foi uma grande façanha, pois ficou em quinto lugar em uma competição estadual com nível de dificuldade grande”, salientou Dener.
No início do mês de setembro, o otaciliense irá disputar a OLESC pelo Lages Xadrez Clube, a competição mais importante estudantil do Estado, que será realizada em Florianópolis. “É mais uma grande conquista para ele, já que é o único atleta masculino que não mora em Lages a integrar a equipe, além disso, por fazer parte da forte e experiente equipe lageana, e com grande chance de trazer medalhas”, afirmou o pai.
O prefeito Fabiano Baldessar disse estar bastante feliz com os resultados obtidos pelo otaciliense. “O Cristian é uma jovem promessa, ele vai proporcionar muitas alegrias para o nosso esporte, na verdade já está proporcionado com as conquistas recentes. Quero, aqui, expressar meus cumprimentos a ele e desejar todo o sucesso do mundo no xadrez, que venham muitas conquistas pela frente”, frisou o prefeito.
Segundo o superintendente de esportes, Rodrigo Oliveira, o Guigo, o Cristian é o único atleta de Otacílio Costa a participar da OLESC neste ano.
“O Cristian está de parabéns pelo brilhante início de carreira no esporte, Otacílio Costa está muito bem representado por ele no Xadrez, que é um esporte novo na nossa cidade, ainda buscando espaço. Nossa Fundação de Esportes está passando por reestruturação para poder conceder o bolsa atleta a ele e outros atletas de nossa cidade”, ponderou Guigo.