Otacílio Costa foi contemplado com R$ 500 mil para ajudar na reconstrução da cidade

O município de Otacílio Costa foi contemplado com o valor de R$ 500 mil, destinado pelo Governo do Estado, para ajudar na recuperação dos estragos causados pelas chuvas, que caíram em níveis elevados nos meses de outubro e novembro, e pelo granizo, ocorrido no mês de agosto.
O anúncio aconteceu na manhã desta quarta-feira, 29, no Teatro Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, durante evento que contou com a presença do governador Jorginho Mello, presidente da Alesc, Mauro de Nadal, prefeitos, vice-prefeitos, deputados e demais lideranças políticas de todas as regiões de Santa Catarina.
De Otacílio Costa estavam presentes o vice-prefeito Leonir Ribeiro Silva, que representou na ocasião o prefeito Fabiano Baldessar, que está cumprindo agenda em Brasília, além do secretário de Habitação, Rodrigo Barth Pereira e o coordenador da Defesa Civil, Nivaldo Felisbino.
Os recursos, num total de R$ 150 milhões, contemplando todos os municípios catarinenses, foi possível graças a um grande esforço conjunto, envolvendo o Governo de Santa Catarina e os Poderes, representados pela Assembleia Legislativa (Alesc), o Tribunal de Justiça (TJSC), o Tribunal de Contas (TCE) e o Ministério Público (MPSC).
Nesse contexto, a Alesc contribuiu com R$ 30 milhões, o TJSC com R$ 13 milhões, o TCE também com R$ 13 milhões e o MPSC com R$ 10 milhões. O governo estadual completa a conta com R$ 84 milhões. No total, 55% tem como fonte de repasse o Executivo e 45% os demais Poderes.
“Eu sei do desespero que cada prefeito está passando. É uma ajuda que vai chegar para todos os 295 municípios de Santa Catarina. Alguns foram mais afetados e vão receber mais, mas todas as cidades catarinenses tiveram algum tipo de prejuízo com as chuvas de outubro e novembro. Por isso, essa nossa ação vai ajudar cada um dos prefeitos catarinenses”, disse o governador Jorginho Mello após agradecer a colaboração de todas as instituições nessa ação.

Recurso será investido na recuperação do patrimônio público
O prefeito Fabiano Baldessar, que não esteve no evento devido a compromissos na Capital Federal, ficou bastante satisfeito com o repasse do recurso para o município de Otacílio Costa.
Segundo ele, o dinheiro será aplicado em melhorias das estradas, obras de infraestrutura e melhorias das estruturas dos prédios públicos que foram danificadas pelos eventos climáticos ocorridos nos últimos meses.