Prefeitura de Otacílio Costa adere à campanha de enfrentamento à violência sexual

O dia 18 de Maio é Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e o dia 26 de setembro é o dia municipal, data que estimula a reflexão sobre o papel da sociedade civil no combate a esse tipo de crime, foi instituído em 1988, incentivado por um crime ocorrido no dia 18 de maio de 1973, quando uma menina de oito anos foi sequestrada, drogada, espancada, violentada e morta.

Infelizmente, as estatísticas de violência sexual infantil no Brasil continuam assustadoras. A cada oito minutos uma criança é vítima. Ao mesmo tempo, escândalos de abuso sexual infantil no esporte, no cinema, na TV nos mostram o quão frágil é a infância, quanta proteção é necessária. A luta continua: os objetivos mais importantes são mobilizar a sociedade, desmistificar conceitos e tabus e educar sobre o assunto, que são de certa forma os perpetradores da violência.

“Além da conscientização, uma das formas mais eficazes de combater abusos e explorações é a denúncia, que pode ser feita por meio do Disque 100, um canal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) que funciona 24 horas por dia. A ligação é gratuita e a identidade do denunciante é mantida em sigilo. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis”, explica a Secretária de Assistência Social Cleunice Aparecida de Souza.

“Crianças e adolescentes são expostos, diariamente, a diversas formas de violência nos diversos ambientes. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente que às vítimas, em sua grande maioria, não tem a percepção do que é o abuso sexual”, finalizou o presidente do CMDCA, Rodrigo Barth Pereira.