Programa da Administração Municipal realizou a castração de 408 animais nos últimos 12 meses em Otacílio Costa

Uma campanha coordenada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, culminou na castração de 408 animais, machos e fêmeas, a custo zero para os donos dos pets, em Otacílio Costa.
Ao todo foram várias ações realizadas nos últimos 12 meses. As últimas três ações aconteceram nas dependências da Clínica São Valentin, no bairro Centro Administrativo, resultando na castração de 67 animais, sendo 29 caninos e 38 felinos. A primeira ação realizada no dia 02, a segunda no dia 03 e a terceira no dia 08, ambas deste mês de junho.
Conforme o Secretário Municipal de Agricultura, Luiz Carlos Oliveira, o objetivo da Prefeitura Municipal de Otacílio Costa com os mutirões de castração é conseguir fazer o controle populacional dos animais de rua.
“Animais em situação de rua tornam-se um problema de saúde pública, de segurança pública, de trânsito e de meio ambiente”, comentou o Secretário.
Para o Prefeito Fabiano Baldessar de Souza, o investimento realizado é muito importante, pois castrar possui uma série de benefícios para a saúde dos cães e gatos, como a redução de problemas de agressividade nos machos e a prevenção do câncer de mama nas fêmeas. “Apenas com a castração, o ciclo de abandono será interrompido, impedindo que novos animais nasçam nessa situação tão trágica e fiquem à própria sorte”, afirmou o Prefeito Fabiano.