Agricultores de Otacílio Costa recebem sementes de milho através do programa Unidades de Referência Técnica

A Secretaria de Agricultura e EPAGRI de Otacílio Costa, realizaram entrega de sementes aos agricultores credenciados para instalação de unidades de referência técnica (URT’s), conforme lei municipal 2078 2022. Participaram da entrega das sementes aos agricultores o Secretário de Agricultura Luiz Carlos Oliveira, Técnico agrícola Gabriel Wiggers e o Técnico da EPAGRI Murilo.

“Essa iniciativa de política pública municipal tem como objetivo incentivar a produção de milho em pequenas propriedades, mostrando que é possível alcançar boas produtividades com menores investimentos. As cultivares disponibilizadas, Catarina e Colorado, foram escolhidas por apresentarem rusticidade, estabilidade de produção e baixo custo”, explica o secretário.

Os agricultores credenciados, além das sementes, receberão assistência técnica durante todas as etapas do processo produtivo e isenção de pagamento para as horas máquinas necessárias. Essas sementes serão distribuídas para sete produtores abrangendo cinco comunidades, onde instalaremos Unidades de Referência Técnica (URT’s) que serão acompanhadas pelo corpo técnico do município, gerando informações importantes a respeito dos índices agronômicos e econômicos.

Essa iniciativa contribuirá para o desenvolvimento rural de nosso município, estimulando a produção de uma importante cultura nas propriedades rurais, por ser nutricionalmente polivalente, e através da atenuação de parte dos riscos que os estresses climáticos oferecem, gerando incrementos em rentabilidade.

“O objetivo da URT é acompanhar passo a passo dos cultivos e das técnicas implementadas para posteriormente divulgar estes resultados com outros produtores e entidades interessadas, buscando aprimorar as técnicas agrícolas, promover a diversificação e melhorar a produtividade das lavouras locais”, concluiu ele.