Otacílio e Bocaina correm contra o tempo para iniciar obra de ponte
Correndo contra o tempo para iniciar a obra, ainda este ano, os prefeitos de Otacílio, Costa Fabiano Baldessar e de Bocaina do Sul, João Eduardo Della Justina participaram de reunião técnica na tarde desta quinta-feira, na sede da Amures. Na pauta a construção da Ponte na localidade de Santa Rosa, sob o Rio Canoas, entre os dois municípios.
Participaram da reunião assessores jurídicos, assessoria de cadastramento de projetos da Amures, engenheiros civis, a empresa que elaborou o projeto, o diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama, Selênio Sartor e o secretário executivo da Amures, Walter Manfroi.
Desde o final do ano passado, o Governo do Estado autorizou o repasse de R$ 8,9 milhões para a construção da ponte. Mas os municípios precisam vencer as barreiras da burocracia e os prazos do calendário eleitoral desse ano, para agilizar o início da obra. Como o projeto executivo da ponte é de 2006, tem de ser adequado às novas normas.
Para assegurar os recursos junto ao governo do Estado, a equipe de engenharia da Amures fez uma atualização do orçamento do projeto. Como a proposta é canalizar os recursos via Cisama, também o edital de licitação deverá ser feito pelo Cisama, assim como uma nova atualização de orçamento.
Com vão de quase 100 metros, a ponte colocará fim na travessia de balsa, que ainda é realizada de forma manual. Os prefeitos confirmam que a obra só será possível graças ao governador Carlos Moisés que assumiu o compromisso financeiro com os dois municípios.