Klabin lança Resumo Público 2022 do Plano de Manejo Florestal de Santa Catarina

 Klabin lança Resumo Público 2022 do Plano de Manejo Florestal de Santa Catarina

 

Está disponível para consulta o Resumo Público 2022 do Plano de Manejo Florestal da Klabin em Santa Catarina. O documento reúne políticas socioambientais e de sustentabilidade, que são indicadores técnicos e econômicos da operação florestal da Companhia, e as ações realizadas junto às comunidades locais, podendo ser acessado na íntegra no site da Klabin. 

O Resumo Público 2022 relata a conquista das Certificações FSC® pela Klabin, em novembro de 2021, em Serviços Ecossistêmicos para Conservação de Biodiversidade, Sequestro e Armazenamento de Carbono e Serviços em Bacias Hidrográficas, na Fazenda das Nascentes, localizada na Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual (RPPN) Complexo Serra da Farofa. Com este reconhecimento, a Companhia passou a ser a primeira empresa do país a conquistar os três selos simultaneamente. A tripla chancela da FSC® dos serviços ecossistêmicos está alinhada aos Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS) e reforça o compromisso da empresa em adotar as melhores práticas socioambientais e econômicas em seus plantios florestais. 

Entre os indicadores apresentados no resumo, estão os resultados das atividades desenvolvidas pelas equipes de monitoramento de fauna e flora, que identificaram 880 plantas nativas nas florestas mantidas pela Klabin no estado, sendo que 90 são consideradas ameaçadas de extinção. O levantamento de fauna silvestre mapeou 528 espécies, com 49 delas também incluídas nas listas oficiais sob ameaça. Como exemplos no mapeamento de biodiversidade, podem ser citadas a identificação de espécies raras e endêmicas, como o anfíbio: perereca-de-vidro, nome popular da Vitreorana uranoscopa, encontrada na Fazenda Farrapos, localizada no município de Urubici, pertencente à RPPN Estadual Complexo Serra da Farofa. 

Os bons índices de incidência de vida selvagem em florestas mantidas pela Klabin podem estar associados à adoção da técnica de plantio em forma de mosaico, no qual a Companhia é pioneira no Brasil, que mescla florestas plantadas com matas nativas, formando corredores ecológicos que possibilitam a convivência e o fluxo da fauna e flora nativa em seu habitat natural, contribuindo também para a proteção do solo e da biodiversidade. 

Relacionamento com a comunidade

 

O Resumo Público 2022 traz também a listagem das ações e projetos socioambientais desenvolvidos junto à comunidade, como o Programa Klabin Caiubi, criado com o objetivo de disseminar conceitos de consciência ecológica entre professores e estudantes em escolas do planalto serrano. A 34ª edição da ação, realizada em 2021, foi desenvolvida de forma on-line com os municípios de Lages, Otacílio Costa, Monte Carlo e Petrolândia. Até o final de 2022, outras cidades da área de atuação da Companhia serão contempladas pelo programa. Até o momento, o Caiubi atingiu 652 escolas, 1.656 professores e 223.640 estudantes nas etapas realizadas no estado de Santa Catarina. 

Além disso, o documento explica o funcionamento de mais 11 programas de engajamento que a Klabin mantém com a comunidade, como o Trilha Araucária, Protetores Ambientais e o Programa de Certificação Florestal para Apicultores, que em agosto de 2021 recebeu a certificação Imaflora. A certificadora identifica organizações e produtores que trabalham com matéria-prima de origem florestal, manipulada de forma sustentável, com a conservação das florestas naturais. 

Sobre a Klabin

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,2 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Somente em Santa Catarina, gera mais de 6.800 empregos (diretos e indiretos). A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas de diferentes idades, entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia em Santa Catarina compreende o total de 168 mil hectares, sendo 78 mil hectares de mata nativa. A empresa também mantém no Estado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual — RPPNE, o Complexo Serra da Farofa, uma área destinada exclusivamente à conservação da biodiversidade, estudos e pesquisas. A região abriga nascentes importantes como as que compõem os Rios Canoas e Caveiras, além de espécies de animais ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da Klabin está orientada para o Desenvolvimento Sustentável e, em Santa Catarina, a Companhia desenvolve programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais — Planejando Propriedades Sustentáveis”, “Matas Legais”, “Klabin Caiubi”, “Protetores Ambientais” e “Programa de Certificação de Fornecedores de Madeira”.

A empresa também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.