Nossas crianças possuem uma criatividade magnífica e nós professores temos como missão dar o norte para esses voos”, Camila Monteiro.

No dia 15 de outubro foi comemorado o dia do Professor e nós, em homenagem à classe, produzimos uma matéria com a educadora Camila Monteiro, professora da Escola E.B.M Marechal Rondon, em Otacílio Costa.

Camila Monteiro reside no bairro Fátima, mas leciona na Escola Básica Municipal Marechal Rondon, no bairro Santa Catarina, em Otacílio Costa.  Ela é formada em pedagogia e pós-graduada em alfabetização e educação especial.

“Estou em sala de aula há 10 anos. Iniciei minha carreira na educação infantil nos CEI’s de nosso município e na escola privada, no Colégio Educare, onde tive muito aprendizado, mas foi no fundamental que me encontrei”, relatou Camila, dizendo que tem um carinho muito grande pela escola que trabalha atualmente.  “Foi aqui na Escola Marechal onde tive a oportunidade de trabalhar pela primeira vez com uma turma de fundamental, por isso tenho um amor todo especial por essa escola”.

A professora, emocionada, recorda seu primeiro dia em sala de aula. “O primeiro dia de uma professora é algo que nunca será apagado, uma mistura de felicidade e medo com todos aqueles olhinhos cheios de esperança e admiração voltados a você. É uma sensação única”, admitiu.

Para ela, estar em sala de aula é algo prazeroso, uma dádiva de Deus. “Amo o que faço, tento dar o meu melhor sempre, mas também é algo desafiador. A cada ano que passa, surgem novos desafios”, comentou.

Ser professora pra mim é representar o futuro, dar as crianças a oportunidade de ir à luta por seus sonhos. É apresentar caminhos e possibilidades. É acreditar em um mundo melhor”.

Vida de professor não termina em sala de aula

Conforme a profe Camila, a rotina de um educador não termina ao final do expediente.  “Muitas vezes estamos em nossas casas planejando, fazendo correções, atendendo aos pais, que muitas vezes só tem o final do dia para se comunicar. Separar a vida profissional e vida pessoal é algo desafiador. Estamos sempre em função dos nossos alunos em busca do novo, do diferente”, pontuou.

Para a professora, o método de ensino tradicional hoje não funciona mais, pois, segundo ela, as crianças estão além, com novos desafios. “Busco levar para a sala de aula momentos de experiência onde as crianças possam aprender com suas próprias vivências. Tem uma frase de Maria Montessori que acredito muito, ela diz: A verdadeira educação é aquela que vai ao encontro da criança para realizar a sua libertação”, afirmou, continuando: “Nossas crianças possuem uma criatividade magnífica e nós professores temos como missão dar o norte para esses voos”, finalizou.

Créditos Jornal Correio Otaciliense