Aproximadamente duzentas pessoas participaram da 11ª Conferência de Assistência Social em Otacílio Costa

A Reconstrução do SUAS, o SUAS que temos e o SUAS que queremos. Esse foi o tema da 11ª Conferência Municipal da Assistência Social, realizada, na quarta-feira, 21 de junho, em Otacílio Costa, pelo Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Comunitário e Assistência Social, por meio do Decreto nº 3.506 de 18 de maio de 2023.

O objetivo do evento, de acordo com Cleonice Aparecida de Souza, Secretária Municipal de Assistência Social, foi analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, e eleger Delegados (as) para 14ª Conferência Estadual de Assistência Social.

A Conferência realizada no Salão da Igreja Matriz, em Otacílio Costa, destacou todos os Serviços oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Comunitário e Assistência Social e também pelas entidades inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS.

Conforme a Secretária, o evento contou com a participação de 189 pessoas, entre crianças, adolescentes jovens, adultos e pessoas idosas. “Além disso, a Conferência atraiu a presença das demais políticas públicas com representatividade dos secretários, pois a Assistência Social é a principal articuladora entre a sociedade, políticas públicas, judiciário e ministério público”, comentou Cleonice.

Entre as prioridades apontadas, destaque para os seguintes pontos:

• O financiamento para poder executar os serviços, que sejam definidos percentual igual educação e saúde.
  • Articulação mais próxima das políticas públicas.
  • Fomentar a participação dos cidadãos, dos trabalhadores e sociedade civil, nos conselhos municipais, pois é órgão controladores dos gastos públicos.
  • Implementação da vigilância socioassistencial.
  • Construção do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, a qual é uma unidade pública da Assistência Social que atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências.

Avaliação do evento

A Comissão organizadora, representada pela Secretária Cleunice de Souza, Presidente do CMAS Gislaine Assink, Secretária executiva do CMAS Rosangela Maria Alves e a Secretária Adjunta Andrielly Macedo Ortiz Daboite, avaliam que o objetivo foi alcançado com sucesso e agradecem em nome de toda equipe a todos que participaram, pois somente se faz políticas públicas com participação.