Menos telas mais saúde foi tema de palestras nas escolas de educação infantil de Otacílio Costa

Menos telas mais saúde. Esse foi o tema de palestras realizadas no mês de maio pelas profissionais do Centro de Atendimento Educacional – CAE, para pais/responsáveis e professores dos alunos da educação infantil da rede municipal de ensino.
O objetivo das palestras ministradas pela fonoaudióloga Patrícia Kaiser e a psicóloga Kariny Córdova Figueiredo, foi alertar sobre o uso excessivo de telas para o desenvolvimento infantil.
“Alertarmos sobre as consequências do excesso de exposição de telas no desenvolvimento infantil e algumas dicas práticas para redução do uso”, disseram.
Os encontros foram realizados no período noturno, favorecendo a participação dos pais e/ou responsáveis.
“Foram momentos de importante reflexão sobre os atrasos cada vez mais frequentes e precoces no desenvolvimento, tanto no aspecto motor, linguagem e emocional. Os orientações serviram não apenas para o público de 0 a 5 anos, como também para toda infância e adolescência”, comentaram as duas profissionais.
Para a Secretária de Educação, Ana Luzia de Liz, o tema empregado pelas profissionais do CAE é bastante pertinente. “É necessário reduzir o uso de telas na infância para melhorar o desempenho e para realizar tarefas que envolvem concentração e memória. A exposição prolongada pode fazer muito mal para a saúde das crianças, além disso, quando fica muito tempo em frente às telas perde a oportunidade de praticar habilidades importantes como manter o contato com objetos físicos e a natureza e também ter uma interação mais afetiva com a família”, orientou a Secretária.