Conselheiros Tutelares tomam posse para o exercício 2024/2028 em Otacílio Costa

Os cinco Conselheiros Tutelares titulares, eleitos na eleição realizada no dia 1º de outubro, foram diplomados e empossados na manhã desta terça-feira, 10 de janeiro.
A Cerimônia realizada no Plenário Gentil Coelho de Souza, na Câmara de Vereadores, contou com a presença do prefeito Fabiano Baldessar de Souza, vice Leonir Ribeiro, promotor de Justiça José da Silva Júnior, vereador Luiz Carlos Barbosa, representando o presidente do legislativo otaciliense, Luiz Fernando de Souza, servidor do Fórum, Leo Roberto Felipe, representando a juíza de direito, Helena Vonsovicz, Rosangela Maria Alves, assistente social e coordenadora da comissão eleitoral, Evelyn Borges Coelho, psicóloga e vice-presidente do CMDCA, Andrielly Ortiz Daboite, secretária adjunta de Assistência Social, no ato representando a secretária de Assistência Social, Cleonice Aparecida de Souza, vereador Henrique da Costa, secretário de saúde, Jean Valente, representantes de entidades, parentes dos empossados e a comunidade.
Na ocasião, Iasmin Xavier Ramos, Silmara Antunes Muniz, Gilberto Padilha Macedo, Milena de Liz e Rosana Tavares de Melo Rosa foram empossados por um período de 4 anos, quadriênio 2024/2028.
De acordo com a assistente social, Rosangela Maria Alves, o papel do conselheiro tutelar é zelar e fazer cumprir a garantia de direitos. “O conselheiro tutelar representa o principal ator do sistema de garantia e possui uma grande responsabilidade diante a sociedade. É um cargo de importância fundamental que deverá ser conhecido e valorizado”, descreveu.
O promotor de justiça, José da Silva Júnior, em seu discurso, destacou que o ato se tratou do resultado de um processo eleitoral realizado de forma transparente, onde a sociedade escolheu os seus representes no que se refere ao zelo dos direitos das crianças e adolescentes.
“Hoje é um dia histórico para o município de Otacílio Costa, assim como todos os demais municípios brasileiros, um dia feliz, onde foram empossados por um período de quatro anos os conselheiros eleitos pela comunidade local. O conselho tutelar é um órgão autônomo, independente, tem uma atuação importantíssima na comunidade na concepção dos direitos das crianças e adolescentes, mas temos que destacar que o conselho tutelar não brotou, não nasceu do nada, foi uma construção, palco de muita luta dos legisladores, a partir de leis e do estatuto da criança e adolescentes, da constituição federal de 1988, que quis encontrar na sociedade, do município respectivo, representantes eleitos que possam servir para defender os direitos das crianças e adolescentes”, pontuou o promotor.

Prefeito Fabiano desejou sucesso para os conselheiros empossados

O prefeito Fabiano Baldessar, em seu pronunciamento, além de falar sobre a importância deste momento, desejou sucesso para os cinco conselheiros empossados. “Esse momento não representa apenas um ato cerimonial, mas um compromisso renovado com o futuro e o bem-estar de nossas crianças. Aos cinco empossados expresso agradecimento por aceitar um desafio tão nobre. Sabemos que a tarefa à frente não será fácil, mas confiamos plenamente nas habilidades e na aplicação de cada um conselheiro. A proteção dos direitos fundamentais da nossa juventude é uma missão que demanda sensibilidade, ética e comprometimento. Ao assumir essa função, os conselheiros se tornam defensores incansáveis da infância e da adolescência em nosso município. Aproveito para reforçar sobre o papel do conselho tutelar como parceiro fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Que essa gestão seja marcada pela eficiência, pela empatia e pelo compromisso inabalável na proteção dos direitos daqueles que mais precisam, nossas crianças. Desejo boa sorte aos empossados, contem conosco e que está posse seja o início de uma gestão frutífera e transformadora para toda a nossa comunidade”.