Prefeitura de Otacílio Costa e Epagri renovam convênio de parceria para o ano de 2024

Renovação do contrato entre a Prefeitura de Otacílio Costa e Governo do Estado, através da Epagri. Esse foi o objetivo da reunião realizada na tarde desta terça-feira, 9, no gabinete do executivo. Estiveram presentes o prefeito Fabiano Baldessar de Souza e o vereador Luiz Carlos Oliveira, representando o governo municipal, e o engenheiro agronômo, Murilo Pereira da Silva Nunes, e James Rodrigo Smaniotto, Coordenador de ATER, representantes da Epagri.
Para o coordenador de ATER, James Rodrigo Smaniotto, com essa parceria quem ganha são os agricultores, pois terão acesso a capacitação, através de reuniões, seminários e encontros. “Através das capacitações, conseguimos levar o conhecimento que é demandado lá na propriedade rural, sendo que conseguimos desta forma tratar aquilo que está sendo demandado pelo produtor rural, aquilo que é um problema, que é um gargalo que ele tem na sua propriedade e no seu sistema produtivo, através de acompanhamento, visitas e também capacitação”, pontuou.
O vereador Luiz Carlos de Oliveira, o Luizinho, destacou que a Epagri tem uma importância única, nas parcerias formadas com a secretaria de agricultura do município, levando assistência técnica, influenciando diretamente na produtividade e na diversificação da produção. “Essa parceria facilita o acesso dos agricultores nas políticas públicas estaduais e federais e também no levantamento de dados que embasaram os decretos de situação de emergência, fazendo com que nossos agricultores fiquem amparados pelas políticas de reconstrução e de diminuição dos impactos causados pelo eventos climáticos”, ponderou.
De acordo com o prefeito Fabiano Baldessar, por meio do convênio firmado com o Governo do Estado, através da Epagri, se consegue disponibilizar e executar às políticas públicas federais e estaduais, além de assistência técnica e extensão rural para os produtores rurais.
“É através deste convênio que conseguimos levar, através da Secretaria de Agricultura e Epagri, conhecimento, novas tecnologias, disponibilizando essas tecnologias às famílias rurais para que elas tenham aumento da produção, aumento de produtividade, aumento de qualidade de vida e aumento de renda”, declarou o prefeito, agradecendo e parabenizando o destacado trabalho realizado pela equipe do escritório local da Epagri, formada pelos profissionais Marcelino, Murilo e Alessandra.
“Temos que destacar o brilhante trabalho que vem sendo desenvolvido pelos profissinais que prestam serviço no escritório local da Epagri, o qual tem gerado grandes resultados no campo, também quero estender minha gratidão ao presidente Dirceu Leite, que tem demonstrado habilidade na condução dos trabalhos em prol dos nossos agricultores”, evidenciou Baldessar.

O que são as políticas públicas?

As políticas públicas são programas do Governo que permite a disponibilidade de recursos, através de projetos, sendo recursos para investimentos, recursos para recuperação em situações de emergência, principalmente as causadas pelo clima, recursos e projetos tanto de custeio, quanto dos investimentos na propriedade, e captação de recursos, fazendo com que a propriedade também evolua em nível tecnológico.